quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

SUPERMERCADOS MATEUS TERÁ UM FORTE CONCORRENTE VAREJISTA VINDO DA CHINA PARA O MARANHÃO


Em entrevista concedida ao Jornal Pequeno, o empresário Ilson Mateus, proprietário da maior rede de atacado e varejo do estado (sendo uma das maiores do país), ao justificar os investimentos que vem fazendo para ampliar e melhorar os serviços de sua empresa, anunciou a chegada em breve a São Luís de uma das maiores redes mundiais do setor, a chinesa Alibaba.

Trata-se de uma empresa de vendas online, mas que está investindo em vendas presenciais e focou o mercado maranhense para sua expansão pelo Brasil. Mateus admite que este poderá ser seu maior competidor. “Daqui uns dias vou competir com a Alibaba, maior rede do varejo na China. Ela quer desmantelar a separação entre comércio online e comércio físico. Vai vender de lá, competindo comigo aqui”.

Além da multinacional, Ilson Mateus antecipa que vai enfrentar forte concorrência de outras marcas internacionais, algumas delas já presentes no Brasil, como a Carrefour. “Tudo aquilo que está no eixo Rio-São Paulo virá para cá”, disse o empresário, sem demonstrar muita preocupação: “Quando chegarem aqui, eles verão que tem uma empresa regional que vai brigar com eles de igual para igual”, garante. 

Quanto aos competidores locais, Mateus diz que não quer matá-los, mas ajudá-los e sobre o investimento que está fazendo para montar o mais moderno Centro de Distribuição do Norte e Nordeste, diz que isto eliminará uma despesa superior a R$ 800 mil/mês com transporte de mercadorias, da região tocantina para a capital, nas vendas por atacado. “O varejo eu abasteço daqui, mas o atacado eu abasteço de Imperatriz, pois não tenho uma estrutura suficiente”.

O empresário confirma que sua meta para 2018 é um faturamento acima de R$ 8 bilhões, projeta criar nos próximos anos mais de 2 mil novos empregos diretos e diz que está investindo R$ 700 mil na Universidade Mateus pela qual forma gerentes e diretores do seu grupo.

Alibaba – O Grupo Alibaba é sediado em Hangzhou, na China. Seu negócios é baseado em e-commerce na internet, incluindo sites online de business-to-business, serviços de varejo e pagamento online, um motor de busca para compras e serviços de computação na nuvem centrados em dados.

Este ano, Alibaba foi eleita a terceira maior marca chinesa em presença global, segundo o ranking BrandZ, atrás apenas da Lenovo (1º lugar) e Huawei (2º).

Seu portal consumer-to-consumer Taobao, semelhante ao eBay, apresenta cerca de um bilhão de produtos e é um dos 20 sites mais visitados no mundo, representando mais de 70% da parcela de entregas na China.
Por  Aquiles Emir

Nenhum comentário:

Postar um comentário