terça-feira, 3 de maio de 2016

São Luís aplica Provinha Brasil para mais de 7 mil estudantes


Por Agência São Luís de Notícias

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza a I Etapa da Provinha Brasil para 7.691 alunos distribuídos em 295 turmas, totalizando 590 aplicações, até sexta-feira (6). Serão avaliadas aptidões relativas à alfabetização e ao letramento inicial em Língua Portuguesa (Leitura) e alfabetização Matemática dos estudantes que estão iniciando o 2º ano do Ensino Fundamental.
A avaliação é elaborada e distribuída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e, em São Luís, tem parcerias das Universidades Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Os monitores do Programa Mais Educação também estão dando suporte na aplicação da Provinha.
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressalta que a avaliação aponta novos encaminhamentos e estratégias para sanar as dificuldades de aprendizagem percebidas durante o processo de alfabetização, em tempo hábil. "Identificar as habilidades que os estudantes já dominam e outras que ainda estão em desenvolvimento traz ao professor a possibilidade de ter uma referência para elaboração do seu planejamento e para o estabelecimento de metas do trabalho pedagógico que será desenvolvido visando à elevação dos níveis de aprendizagem dos estudantes".
A Coordenadora Municipal da Provinha Brasil 2016, Vera Lúcia Gonçalves Pires, explica que a avaliação acontece em duas etapas: "A primeira etapa é realizada no início do ano letivo e a segunda etapa ao final. Essa avaliação se constitui em um instrumento comparativo de avaliação diagnóstica que deve ser utilizado pelos professores na Provinha Brasil", informa.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico fornecido pela Provinha Brasil subsidiará a Rede Municipal de Ensino na elaboração e implementação de políticas educacionais voltadas para garantia do direito dos estudantes ludovicenses a uma educação pública de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário