terça-feira, 17 de maio de 2016

Edivaldo entrega o novo CEM Filipinho


Por Jorge Aragão
FILIPINHO
O prefeito Edivaldo entregou à população na manhã desta terça-feira (17) as novas instalações do Centro de Especialidades Médicas do Filipinho (CEM Filipinho). A unidade passou por reforma geral em suas instalações físicas e presta atendimento agora em novas especialidades médicas. Com a reinauguração, o CEM Filipinho também passa a abrigar o Núcleo Especializado de Saúde do Homem. É o primeiro espaço criado no Maranhão para ser referência em atendimento médico para o público masculino.
No ato de reinauguração do Centro, o prefeito Edivaldo destacou as melhorias proporcionadas à saúde municipal como uma das prioridades da sua gestão. Ele também ressaltou que, a exemplo da reforma do CEM Filipinho, outras ações já foram executadas na área para ampliar e fortalecer o atendimento desde a atenção primária até os serviços de alta complexidade.
“Entregamos aqui mais um importante instrumento que vai reforçar o atendimento na área da saúde de nossa cidade. Estamos devolvendo à comunidade um espaço novo. Nós reestruturamos a unidade, ampliamos os serviços e a população conta agora com um atendimento melhorado e humanizado. Dessa forma, avançamos mais um passo e mudamos gradativamente a realidade no setor da saúde municipal”, afirmou o prefeito Edivaldo, pontuando ainda que mais de 30 unidades de saúde do município receberam reformas estruturais importantes e tiveram o atendimento ampliado na atual gestão.
Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, Edivaldo visitou as novas instalações do CEM Filipinho, reformado com recursos próprios do Tesouro Municipal. A unidade, que fazia uma média de mil atendimentos/mês, terá o volume de atendimento triplicado, passando a realizar cerca de 3 mil procedimentos médicos, mensalmente.
O CEM Filipinho é referência agora para a realização de consultas nas áreas de cardiologia, endocrinologia, neurologia, hematologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, nefrologia, urologia, gastroenterologia e proctologia. Conta também com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou a atenção à saúde do homem como um serviço inovador oferecido pelo Município, no CEM Filipinho. Para disponibilizar esse atendimento, a Prefeitura de São Luís ampliou os serviços nas áreas médicas de urologista e proctologia, possibilitando a realização de exames preventivos do câncer de próstata. O serviço oferece também biópsia, cateterismo, punção de bexiga e vasectomia.
“A saúde do homem será melhor atendida e ganha atenção especia. Por determinação do prefeito Edivaldo, dispensaremos o mesmo cuidado oferecido à saúde da mulher. Já temos o Hospital da Mulher, que é uma referência na assistência ao público feminino, e vamos direcionar nossa atenção também à saúde do homem, com atendimentos específicos para esse público”, enfatizou Helena Duailibe.
FILIPINHO1
Os serviços nessa modalidade são voltados a pessoas como o agricultor Vicente Lima de Sousa, de 58 anos. Ele esteve na unidade para realizar sua primeira consulta ao urologista. “Consegui agendar com muita facilidade tanto a consulta como os exames. Gostei do atendimento e vou fazer todo o meu tratamento aqui”, disse.
Ainda conforme a secretária de Saúde, o CEM Filipinho volta a funcionar também com o propósito de realizar os exames dos pacientes no próprio local, como eletrocardiograma, eletroencefalograma, análises clínicas, entre outros procedimentos.
Além disso, a unidade terá ainda um novo diferencial no atendimento à população. Helena Duailibe revela que, por determinação do prefeito Edivaldo, o CEM Filipinho desenvolverá um serviço especial e diferenciado voltado ao servidor público municipal. “Preocupado em promover um melhor atendimento médico aos funcionários públicos, o prefeito nos orientou que viabilizássemos, no local, um atendimento especial a essa categoria, para que recebam os serviços ofertados aqui com mais agilidade e dignidade. E isso será feito”, frisou Helena Duailibe.
A reforma do CEM Filipinho compreendeu melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas e estruturais. A unidade conta com 13 consultórios para realização de consultas e exames especializados; sala ampliada de imunização; auditório para treinamentos e capacitações; salas para ouvidoria; serviço social e farmácia básica, além da área administrativa.
O Centro vai atuar também como reforço nos atendimentos já realizados nas 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que compõem a rede de atenção primária do município. O Centro vai atender o público em geral – crianças, jovens e adultos – nas mais especialidades oferecidas na unidade. Serão atendidos pacientes encaminhados pelas UBSs do município, mediante a apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Após a entrega da USBSs, o usuário poderá agendar o atendimento no próprio local. O CEM Filipinho também oferecerá exames de imagem, como eletrocardiograma e eletroencefalograma. O CEM Filipinho funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Após a entrega das novas instalações do CEM Filipinho, o prefeito Edivaldo visitou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad III), no Filipinho. A visita teve como objetivo verificar o atendimento prestado na unidade e as condições estruturais hoje ofertadas. Teve ainda como propósito verificar os pontos que podem ser melhorados ainda mais na Casa, para ofertar serviços de melhor qualidade aos dependentes de álcool e drogas em tratamento no CAPSad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário