quinta-feira, 12 de maio de 2016

Projeto incentiva leitura entre estudantes da Rede Municipal integrando livros digitais e impressos


Por Agência São Luís
Projeto incentiva leitura entre estudantes da Rede Municipal integrando livros digitais e impressos
Os estudantes da rede municipal de ensino da Unidade Básica (U.E.B) Maria Rocha, no bairro Areinha, participaram, esta semana, das atividades do projeto "Livros Digitais e Partilha Literária para Leitores Infantis", realizado no laboratório de informática da escola. A atividade consistia em unir os dois formatos de livro: de papel e o digitalizado, oferecendo uma interação de múltiplas linguagens para melhorar a qualidade e motivação para a leitura das crianças.
O projeto foi desenvolvido por pesquisadores e estudantes do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Design (UFMA) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA).
Para o secretário de Educação de São Luís, Moacir Feitosa, o projeto é importante como potencializador dos processos de ensino, aprendizagem e de criação de conhecimento para os estudantes. "O prefeito de Edivaldo recebe de braços abertos parcerias que de forma criativa incentivam crianças e jovens lerem mais e melhor. Nossas crianças e adolescentes só têm a ganhar com mais esta oportunidade de entrar no universo dos livros digitais," destacou o titular da Semed.
Segundo Feitosa a atividade veio para somar às iniciativas já desenvolvidas para o incentivo à leitura entre os estudantes. "De forma lúdica e atrativa, as crianças descobrem as ferramentas tecnológicas, o que colabora fortemente para o aprendizado e a inclusão social', afirmou.
INTERAÇÃO
A professora Cássia Cordeiro Furtado, responsável pelo projeto Livro Digitais e Partilha Literária para Leitores Infantis, explica que, no Portal Biblon (http://www.portal-biblon.com), os estudantes podem interagir de diversas formas. "Além de estimular o uso de tecnologia educativa nas práticas pedagógicas e divulgar a literatura infantil brasileira na web, ao acessar os livros da biblioteca virtual do site, os internautas podem compartilhar e emitir opinião acerca da leitura escolhida. Eles podem ainda participar de grupos, selecionar os livros por idade, tornando o Portal Biblon a sua rede social para também se relacionar", informou.
Estudante do 7º ano, Heberth Wellington de Sousa Silva, 12 anos, contou como foi sua experiência em ter acessado pela primeira vez o site Biblon. "Gostei demais da atividade. Através do site podemos exercer nossa criatividade na leitura e postar comentários", disse animado o garoto que é fã das publicações infanto-juvenis Percy Jackson: o Ladrão de Raios e o Diário de um Banana.
Para a gestora da U.E. B Maria Rocha, Mirian de Jesus Passos Martins, o projeto fortalece a inclusão digital com a utilização do computador como ferramenta para o processo ensino-aprendizagem. "Os estudantes ficam muito entusiasmados quando as atividades são realizadas no laboratório de informática. Eles vão praticar a leitura literária digital e impressa juntas, fomentando a integração das tecnologias de informação e comunicação digital como estímulo. Isto também vai incentivar o uso das tecnologias participativas na educação, por parte dos professores do ensino básico", comentou a gestora.
Estiveram presente no encontro a secretária adjunta de Ensino, Maria Gaspar Leite, a superintendente da Área do Ensino Fundamental, Arsênia Pereira de Sousa Medeiros, as professoras Lidia Oliveira e Cássia Cordeiro Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário