A Prefeitura de São Luís está intensificando os trabalhos de construção de três grandes obras de drenagem profunda, executadas nos bairros da Santa Clara, Forquilha e Calhau. Novas equipes foram destacadas para dar celeridade aos trabalhos, coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). As obras estão em fase avançada de construção e a meta da gestão do prefeito Edivaldo é entregar as benfeitorias à população o mais breve possível.
Os projetos de construção dos sistemas de drenagem nesses locais fazem parte do pacote de obras estruturantes executadas por determinação do prefeito Edivaldo, visando dar solução definitiva aos problemas de alagamentos verificados no período chuvoso em diferentes pontos. “Temos obras por toda a cidade com o propósito de solucionar problemas de alagamentos, melhorando assim as condições de vida da população”, disse o prefeito Edivaldo.
No Calhau, estão sendo colocadas as últimas peças tubulares de concreto na obra de drenagem com aproximadamente 1.200 metros de extensão, estendendo-se pelas ruas Presidente Juscelino, Altamira e Pirapemas. Já foi concluída toda a estrutura hidráulica de bocas-de-lobo, assim como a construção dos poços de visitas, a colocação das manilhas (tubos de concreto) e o reaterro de alguns pontos da área.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a obra de drenagem no Calhau está centrada numa das áreas de maior convergência de água pluvial. “O local recebe a maior parte do volume de água que desce para a Avenida Litorânea, provocando fortes enxurradas e causando danos às ruas e aos moradores da área. A obra que estamos realizando tem o objetivo de resolver esse problema”, frisou Antônio Araújo.
SANTA CLARA
Pontos considerados críticos e suscetíveis a inundações, na Santa Clara, também estão recebendo obras de drenagem profunda. A rede subterrânea de escoamento da água pluvial está sendo construída ao longo de diversas vias do bairro, como nas ruas Nossa Senhora Aparecida, São Francisco e Lucy Sarney, entre outras que há décadas sofrem os transtornos provocados pelas enxurradas.
Na Santa Clara, a obra de drenagem tem aproximadamente 600 metros de extensão. A construção da galeria já está concluída. Esta semana, a prefeitura inicia a colocação da tubulação de manilhas e a construção das bocas-de-lobo.
Conforme o projeto, a rede de drenagem da Santa Clara vai ser interligada ao canal do bairro Apaco, outra grande obra de drenagem profunda que está sendo construída pela Prefeitura de São Luís.
FORQUILHA
Assim como os bairros da Santa Clara e Calhau, a Forquilha também está  recebendo obras estruturantes para melhorar a canalização da água e proporcionar mais tranquilidade aos moradores da área, na estação chuvosa.
Na Forquilha, a malha subterrânea de drenagem está sendo construída ao longo das ruas São Bernardo, Santo Antônio, 8 de Dezembro e vias transversais. Esta semana, a obra entrou na fase final dos serviços. Na área, já foram implantadas as tubulações de manilhas e construídas as bocas-de-lobo em grande parte da área contemplada pelo sistema.
Moradora da Santa Clara, a dona de casa Ângela Maria Sousa, 28 anos, veem as obras de drenagem como uma ação primordial à melhoria da vida das pessoas. “Essa obra era um grande sonho para todos os moradores. Toda essa área é um grande baixão e quando chove forte a água entra em nossas casas. Sabemos que a obra vai resolver esse problema. Fico muito feliz só de saber que vou dormir sem me preocupar com a chuva”, relatou a dona de casa.