segunda-feira, 30 de maio de 2016

Edivaldo inaugura nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Filipinho


Da Redação - Agência São Luís
Prefeito Edivaldo inaugura nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no FilipinhoO prefeito Edivaldo inaugurou nesta segunda-feira (30), a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em São Luís. Totalmente reestruturada, com melhor logística de atendimento e mais equipamentos, a nova Central do Samu - instalada na Av. João Pessoa, Filipinho – receberá as chamadas feitas de toda a Região Metropolitana da Grande Ilha e, para isto, disponibilizará equipes que trabalharão em turnos de 24 horas. O processo de ampliação do atendimento do Samu atende à política de reestruturação da rede municipal de saúde, determinada pelo prefeito Edivaldo.
No ato de entrega da nova sede do Samu, o prefeito destacou a ampliação do serviço e enfatizou que o atual quadro na área em nada lembra a situação encontrada por ele quando assumiu a gestão municipal.
"No início da nossa gestão, encontramos apenas duas ambulâncias do Samu funcionando. Uma situação lastimável, que provocava um grande gargalo no atendimento móvel na nossa cidade e deixava a população à mercê de um serviço deficitário e lento. No decorrer da nossa gestão, ampliamos esse número em mais de cinco vezes e temos melhorado de forma significativa toda a estrutura do atendimento, desde o recebimento das chamadas até o deslocamento e o atendimento médico socorrista com profissionais altamente qualificados", disse o prefeito Edivaldo.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a localização da nova sede foi definida em conjunto com os profissionais do Samu. O local foi escolhido por ser considerado estratégico para os deslocamentos, por ser um ponto com acessos para a maior parte dos bairros da capital. ''Mudar a realidade do Atendimento Móvel de Urgência da capital era uma prioridade do prefeito Edivaldo, que sempre dedicou atenção especial ao setor. Sem dúvida, é um avanço gigantesco para a área da saúde, que agora conta com uma logística de atendimento melhorada e com mais agilidade'', afirmou Helena Duailibe.
NOVAS BASES
De acordo com Helena Duailibe, nos próximos meses outras cinco bases descentralizadas do Samu serão instaladas na capital, para proporcionar ainda mais rapidez no atendimento às solicitações. As bases funcionarão nos bairros Cidade Olímpica, Distrito Industrial, São Bernardo, Cohab e na antiga sede do serviço, na área Itaqui-Bacanga. A instalação das bases descentralizadas representa um ganho importante para a população, garantindo o atendimento urgente a casos agudos de natureza clínica, obstétrica, traumática, pediátrica e psiquiátrica. Também vai funcionar, na nova sede do Samu, a Central de Regulacão 192, para recebimento de chamadas de todos os municípios da Região Metropolitana de São Luís.
Além da maior facilidade de acesso, maior estrutura física e mais equipamentos para a atividade, as equipes do Samu - compostas por médicos, enfermeiros e técnicos socorristas - têm apoio de ambulâncias que oferecem suporte avançado, atuando como Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móveis. O sistema conta ainda com duas motolâncias e um veículo de intervenção rápida, destinado à condução, com mais agilidade, de equipamentos médicos de maior complexidade, e ao transporte da equipe de profissionais para locais de ocorrências graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário