quarta-feira, 14 de abril de 2021

PREFEITURA DE SÃO LUÍS CAPACITA EDUCADORES DA REDE COM REALIZAÇÃO DA SEMANA DO ENSINO REMOTO

As ações formativas promovidas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), continuam acontecendo com vistas à melhoria da prática pedagógica focada no estudante. Nesta semana, a Superintendência da Área de Ensino Fundamental (SAEF/Semed) está realizando a Semana do Ensino Remoto, trazendo temas necessários para a efetivação do processo de ensino e aprendizagem no contexto atual.


O objetivo da Semana do Ensino Remoto é explicar, na prática, como funcionará o Guia de Ensino Remoto da rede municipal, elaborado pela Semed.

“Nesses primeiros meses de trabalho, em que assumimos a Semed, buscamos conhecer a realidade da rede municipal de ensino para desenvolver nosso planejamento de forma a garantir que o ano seja proveitoso, que consigamos recuperar o déficit que ficou de 2020 e para que consigamos efetivar o acesso a todo o conteúdo previsto para 2021. Nossa equipe tem trabalhado com muito empenho, com criatividade e muita responsabilidade para garantir uma educação democrática, participativa e de qualidade para nossos estudantes”, afirmou a secretária municipal de Educação, Esmênia Miranda.

A Semana do Ensino Remoto está acontecendo no formato virtual, com transmissão pelo canal Semed São Luís no Youtube. A programação foi iniciada na tarde de terça-feira (13) com a realização da live com o tema “Currículo 2021 – carga horária, tempos e planejamento”, com a professora Waléria Soares, que é doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp e integrante do Núcleo do Currículo da Semed. A live contou com a participação de gestores, coordenadores pedagógicos e professores do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

A professora Ana Lourdes Soares, que acompanhou toda a live, enfatizou que a partir da formação irá adequar as ideias à realidade da escola onde atua. “Estou gostando das explicações da professora Waléria. Sei que nem tudo posso aplicar na minha realidade, mas muitas coisas irei aproveitar”, disse.

Já a professora Kátia de Jesus reiterou a importância do professor estar sempre se capacitando para aprender mais. “É um momento muito desafiador. Precisamos nos inteirar, para conduzir uma boa aprendizagem dos alunos”, afirmou ela.

A programação teve continuidade nesta quarta-feira (14), com a live sobre o tema “Avaliação da aprendizagem no período de atividades não presenciais”, com a coordenadora do Núcleo de Avaliação Educacional da Semed, Ana Karina Salomão e com o coordenador de Estatística da Semed, Thyago Morais.

Encerrando a programação será realizada a palestra sobre “Atuação da Educação Especial ao Ensino Remoto”, que será ministrada pelo Superintendente da Área da Educação Especial da Semed, Alexandrey Melo.

Todas as lives da Semana do Ensino Remoto ficarão disponíveis no canal da Semed no Youtube no link https://bityli.com/g5ms6.

Guia de Ensino Remoto

A Semed está se dedicando com afinco ao planejamento das ações para o ano letivo 2021, visando maior organização para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e garantia da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.

Para orientar as Unidades de Educação Básica (U.E.Bs.), a Semed elaborou o Guia de Ensino Remoto 2021. No documento constam orientações para interações com as crianças, no caso da Educação Infantil; organização das aulas remotas, no Ensino Fundamental e EJA; bem como o desenvolvimento das ações de formação continuada para os profissionais da rede; e acolhimento emocional para toda a comunidade escolar.

O Guia de Ensino Remoto 2021 traz também orientações detalhadas da proposta pedagógica para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, com orientações curriculares, considerando o desafio de superar a defasagem, recuperando os conteúdos não trabalhados em 2020 e trabalhar todo o conteúdo previsto para 2021.

Por Redação Agência (SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário