sexta-feira, 9 de abril de 2021

DR. GUTEMBERG É HOMENAGEADO COMO VEREADOR AMIGO DA ENFERMAGEM


Autor da Lei 30 horas da Enfermagem em São Luís, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), foi homenageado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MA). Médico e parlamentar atuante em prol dos profissionais da saúde, ele recebeu do Presidente do Coren, José Carlos Júnior, uma placa homenageando-o como Vereador Amigo da Enfermagem.

Foto: Leticya Gama

“Fico muito feliz em sempre poder colaborar com esta classe e buscar melhorias para todos os profissionais”, agradeceu Dr. Gutemberg. Ele presenteou os profissionais da enfermagem com o seu terceiro livro – “Desafios na Gestão da Saúde Pública no SUS”.

O presidente do Coren, José Carlos Júnior, destacou que o vereador é um importante porta-voz da classe.

“Essa é uma justa homenagem. Um reconhecimento ao Dr. Gutemberg pela valorosa contribuição dada à enfermagem maranhense. Ele é autor da Lei 30 horas semanais de trabalho e outras, para a nossa classe. Fico muito feliz em tê-lo como amigo e também como ponte para alcançar mais conquistas”, afirmou José Carlos Júnior.

Dr. Gutemberg é autor de três leis em benefício da categoria: Lei n° 5.863, que estabelece 30 horas semanais de jornada de trabalho para enfermeiros, técnicos e atendentes; Lei n° 453, que estabelece condições de repouso adequadas durante o horário de trabalho; e a Lei n° 5.093, que cria a Semana Municipal de Enfermagem.

Na ocasião, o vereador também participou de reunião com a diretoria do Coren. Além do presidente do Conselho, José Carlos Júnior, estiverem presentes: o enfermeiro Deusdede Fernandes, secretário do Coren; a enfermeira Kelly Inaiane, tesoureira do Coren; e as enfermeiras Beatriz Gomes e Telciane Rios, como conselheiras.

Foto: Leticya Gama

Durante a reunião, o presidente e membros da Diretoria apresentaram demandas e necessidades da classe dos enfermeiros. As principais foram: a regularização das 24h para os profissionais de urgência e emergência da linha de frente da Covid-19, e mais conforto em seus locais de trabalho.

Entre outras reivindicações, também foi solicitado que a data 12 de maio seja oficializada como o Dia do Enfermeiro, no calendário municipal; e 20 de maio, como o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Além disso, os profissionais pediram que a Semana da Enfermagem seja instituída no período de 12 a 20 de maio.

Por Câmara Municipal de SLZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário