sábado, 6 de abril de 2019

CIRURGIA VASCULAR DO HU-UFMA GANHA PRÊMIO DE PRIMEIRO LUGAR EM CONGRESSO INTERNACIONAL

No período de 3 a 5 de abril, o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE) reuniu em São Paulo os principais expoentes brasileiros e internacionais da área, entre eles, profissionais que compõem a equipe do Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA).

Neste ano, o Hospital participou de uma forma especial, já que seu trabalho foi um dos sete escolhidos para concorrer ao Prêmio Edward B. Diethrich, na categoria Temas Livres Especiais, e acabou sendo premiado com o primeiro lugar. O estudo teve como tema: “Efeito do uso da vitamina C na prevenção de lesões cerebrais por reperfusão: estudo experimental em ratos”.

A apresentação oral foi feita no último dia 3 pelo cirurgião vascular Kelston Paulo Felice de Sales, que divide a autoria do trabalho com os profissionais Sebastião Barreto de Brito Filho e Flávio Nigri. Para Kelston Felice, só a escolha do trabalho já foi uma vitória, por possibilitar maior visibilidade à produção científica do HU-UFMA. E a escolha do primeiro lugar mostra o potencial dos profissionais e da Instituição em busca não só da melhor qualidade no atendimento, mas também na contínua atualização do ensino.

O coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular do HU-UFMA, Sebastião Brito, ressaltou a importância da premiação. “Ela vem incentivar a produção científica dos médicos do nosso hospital, aumentando assim o nível de credibilidade do HU-UFMA, principalmente no que se refere à busca por soluções simples e de baixo custo para os nossos pacientes. E nesse caso, a vitamina C no pré-operatório das cirurgias de carótidas, que são de alta complexidade, dimimui as chances de complicações pós-operatórias”.

O evento contou com uma vasta programação científica, contemplando as diversas áreas de atuação clínica e cirúrgica. As sessões foram subdivididas em mini-review (revisão geral do assunto), consolidação de conhecimento (estabelecer o que realmente é indispensável saber naquele assunto), interativas (a partir das respostas da plateia será possível corrigir conceitos errados, discutir controvérsias e reforçar conceitos vigentes), inovação (abordar novas tecnologias e novos lançamentos), casos ao vivo e casos editados (amplamente discutidos e comentados).

Por Diego Emir

Nenhum comentário:

Postar um comentário