quinta-feira, 18 de abril de 2019

6 TONELADAS DE PESCADO SÃO DISTRIBUÍDAS POR ASTRO DE OGUM EM VÁRIOS BAIRROS DE SÃO LUIS


Nesta quinta feira(18), para os adeptos do cristianismo, inicia-se a chamada Semana Santa. Neste período é tempo de adotar coisas simples entre elas, comer peixe, pois naquela época, carne vermelha era um artigo de luxo. A espelho do que fez Jesus, o ato simboliza também uma penitência. Assim, não basta apenas comer frutos do mar: toda a refeição deve ser simples – além de ser à base de peixe, – e deve-se evitar quaisquer outros prazeres no dia.

Para manter essa tradição, o vereador Astro de Ogum(PR), vice-presidente do Legislativo Municipal, através da sua assessoria, distribuiu em áreas periféricas, 6 toneladas de pescado. Foram beneficiados inúmeros bairros, entre eles, Zona Rural, Residencial Tiradentes, Aldeia, Barreto, Santa Júlia, Vila Palmeira, São Raimundo, Residencial Ribeira, entre outros. A distribuição começou desde o final da tarde de ontem até o momento.

ENTENDA UM POUCO SOBRE A TRADIÇÃO

Na liturgia cristã, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua crucificação. A data sempre cai em um domingo, mas as atividades começam na Quinta-feira Santa, com a cerimônia de lava-pés. O rito revive a última ceia, quando Jesus, de joelhos, lavou os pés de seus apóstolos. Além da humildade, o ato simboliza a purificação.

Na Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, Cristo foi condenado, carregou a cruz e foi crucificado. É dia de sacrifícios para os cristãos, em sinal de consternação pela morte de Jesus, e não se deve comer carne vermelha. Isto porque, na época, a carne era artigo de luxo, rara à mesa das pessoas mais pobres. O peixe, por outro lado, era abundante e barato, por isso comum nas refeições dos mais humildes.

Mas comer peixe não significa só adotar a simplicidade. A espelho do que fez Jesus, o ato simboliza também uma penitência. Assim, não basta apenas comer frutos do mar: toda a refeição deve ser simples – além de ser à base de peixe, – e deve-se evitar quaisquer outros prazeres no dia. Na liturgia, a Via Sacra é encenada, revivendo-se os 14 momentos da Paixão de Cristo. No Sábado de Aleluia, os cristãos refletem sobre a morte de Jesus, e no domingo renovam suas esperanças celebrando a ressurreição de Cristo e a promessa da remissão dos pecados e da vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário