terça-feira, 23 de abril de 2019

CURIOSIDADES: O QUE É ESPECIESISMO?

Todos os animais merecem consideração igual, independentemente da opinião dos humanos sobre eles.Embora a maioria de nós tenha sido mergulhada no especismo ao longo de nossas vidas, podemos - e devemos - superar esse modo destrutivo de pensar.

Alguma vez você já se perguntou como alguém pode ser levado às lágrimas por uma notícia sobre um cão abusado, mas não sente remorso por comer um balde de asas de galinha que causou vários pássaros a sofrer e morrer?
A resposta é especismo . O especismo é uma crença equivocada de que uma espécie é mais importante que outra. Essa mentalidade tóxica está profundamente arraigada em nossa sociedade e resulta em todos os tipos de consequências negativas.

Desde o momento em que somos jovens, a maioria dos seres humanos é condicionada a ver certas espécies como dignas de cuidado e compaixão e outras como indignas - todas baseadas em preferências humanas arbitrárias. Intencionalmente ou não, pais, professores, mídia e outras influências enviam às crianças a mensagem de que filhotes e gatinhos são “amigos”, vacas e galinhas são “comida”, e ratos e camundongos são “pragas”. desejos, necessidades e interesses humanos sempre superam os de qualquer outra espécie.

Como resultado, aprendemos a ignorar nossa própria consciência, que nos diz que é errado maltratar os outros. Nós nos convencemos de que temos o "direito" de aprisionar animais em laboratórios , experimentá-los e matá-los, porque isso podeajudar os seres humanos. Dizemos a nós mesmos que não há problema em comer sorvete feito com leite de vaca, porque nosso desejo por sobremesa supera o direito de uma mãe vacinar e cuidar de seu filhote. Que não há problema em roubar lã de ovelha para suéteres e lenços e penas de pato para travesseiros. Que manter as orcas em tanques estéreis para obter lucro e “entretenimento” é aceitável e que o prazer que recebemos de lançar um anzol na água para pegar peixe é mais importante do quea dor infligida a eles quando eles são perfurados através do lábio e puxados para um ambiente no qual eles não podem respirar. Os humanos usam o especismo para tentar justificar todo tipo de crueldade imaginável.

Em seu livro inovador Animal Libertação , o filósofo Peter Singer define o especismo como "um preconceito ou atitude de preconceito em favor dos interesses dos membros da própria espécie e contra os dos membros de outras espécies". Mas também é especista tratar a vida de um animal. como mais valioso que o de outro. Um exemplo particularmente perturbador disso é quando abrigos de animais realizam captação de recursos para ajudar cães e gatos servindo carne de vacas, porcos ou galinhas. Isso faz tanto sentido quanto atropelar uma turma de kindergarteners no seu caminho para o voluntariado em um centro de idosos.

Fonte: Peta

Nenhum comentário:

Postar um comentário