sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

UFMA tem maior número de cursos com conceitos “Muito Bom e “Bom”, segundo o MEC


Por Diego Emir
SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão mais uma vez obteve o maior número de cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) com os conceitos “Muito Bom” e “Bom” entre as instituições de ensino superior do estado. O resultado, obtido nas avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), agradou professores e coordenadores de cursos da UFMA.
Os dados divulgados pelo MEC apontam que, dos cursos avaliados em 2014, oito obtiveram CPC 4, e 16 alcançaram CPC 3. No Enade, sete cursos apresentaram conceito 4, e 13 tiveram conceito 3. As estatísticas também mostram que houve melhoria dos indicadores do Enade. Oito cursos subiram de conceito e onze mantiveram o nível de desempenho da avaliação anterior. No Índice Geral de Cursos (IGC), indicador usado para avaliar as instituições, a UFMA, manteve a nota 3, equivalente a um conceito “Bom”, que a situa na mesma faixa de IGC das três outras universidades do estado.
Na análise do procurador educacional institucional da UFMA, Romildo Sampaio, a evolução no Enade se deve a ações institucionais envolvendo coordenadores, professores e estudantes através de reuniões, palestras e capacitações, associadas a um maior controle dos dados institucionais utilizados na composição destes indicadores. “Com as ações que vêm sendo aplicadas, podemos perceber uma melhoria nesse indicador no triênio. É preciso que gestores, professores e alunos reconheçam a importância do Enade, do CPC e do IGC como indicadores que medem a qualidade dos cursos e da instituição e que influenciam na formação dos alunos”, completou.
Nesse contexto, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou, em janeiro deste ano, que o Enade passará por mudanças: a nota do exame passar a fazer parte do histórico escolar do aluno e será utilizada como parte do critério para acesso a pós-graduação. “Acreditamos que as mudanças no exame e o planejamento das ações sistemáticas podem permitir maior envolvimento da comunidade acadêmica e o maior comprometimento do aluno ao prestar a prova“, afirmou Romildo Sampaio.
O curso de Educação Física, com conceito 4, foi um dos que tiveram melhor desempenho no Enade. Na avaliação do coordenador do curso de Educação Física, Alex Bezerra, o resultado é fruto de trabalhos realizados nos últimos anos pela UFMA. “Houve o aumento do quadro de professores com um maior número de professores doutores, o que influenciou positivamente nos processos pedagógicos e no ensino, pesquisa e extensão, além de melhorias nos laboratórios e na aquisição de equipamentos. Isto contribuiu para o crescimento da quantidade dos grupos de pesquisa e fez com que nossos alunos tivessem bom desempenho não só no Enade, mas também em processos seletivos”, comentou.
O curso de História também foi destaque, obtendo na Licenciatura e no Bacharelado um CPC igual a 4, oriundo de esforços dos professores para a elevação da qualidade do ensino, na visão da coordenadora de História da UFMA, Maria Izabel Barbosa de Moraes. “Este resultado vem do trabalho coletivo de todos os professores, pois eles estão sempre preocupados com o ensino, usando novas abordagens, novas tecnologias. Não temos diferenciações entre os cursos de bacharelado e licenciatura, pois não alimentamos distinções entre pesquisa e ensino”, disse.
Conceito Enade
O conceito Enade é divulgado anualmente para os cursos que tiveram estudantes concluintes participantes do Enade, que tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação. Em 2015, foram avaliados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Design, Direito, Psicologia e Turismo.
CPC
O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
O CPC dos cursos com oferta nas modalidades presencial e a distância é divulgado de maneira unificada, considerando a soma dos estudantes das duas modalidades e seus respectivos resultados.

IGC
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior e leva em consideração a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores; o número de matrículas em cada um dos cursos computados; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. O IGC é calculado desde 2007 e os resultados estão disponíveis para download no site do INEP.

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