quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Mais de 70 toneladas de LIXO foi retirado nos bairros São Francisco e Ilhinha

Por Agência São Luís de Notícias

A Prefeitura de São Luís recolheu 70 toneladas de lixo nos bairros do São Francisco e Ilhinha, por meio da Superintendência de Limpeza Pública, órgão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A ação, executada no último sábado (13), em parceria com o governo do Estado foi realizada no Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti
A operação “Bota Fora” coletou entulho, pneus e lixo. As áreas do São Francisco e Areinha, selecionadas para o recebimento da ação, apresentam alto risco de infestação, segundo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira). O trabalho é realizado regularmente integrando as atividades da Semosp e foi intensificado nesta campanha. Para a operação de limpeza foram disponibilizados cinco compactadores, uma máquina mecânica, quatro caçambas, um caminhão de coleta de pneus e três caçambas manuais.
Ao todo, foram 120 agentes de limpeza trabalhando nas ruas da região, totalizando a remoção mecanizada de 34,97 toneladas, além de outras 51,87 toneladas de retirada manual. O foco era a coleta de bagulhos volumosos e, também, pneus, potenciais criadouros para o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus.
Para evitar o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes, o prefeito Edivaldo, juntamente com o governador Flávio Dino e o ministro Chefe da Casa Civil, Jaques Wagner e representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e demais autoridades, lançaram a campanha nacional de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, no último sábado (13), na praça do São Francisco. Na ocasião, o prefeito Edivaldo convocou a população para vencer a batalha contra o mosquito. “A guerra é contra o mosquito e todos estão convocados", enfatizou o prefeito Edivaldo.
PREVENÇÃO
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, ressalta a importância da participação da sociedade no combate ao Aedes aegypti. "Retiramos um grande volume de possíveis focos do mosquito no sábado e mantemos, diariamente, o trabalho em vários pontos da cidade. No entanto, o principal aliado que podemos ter é a própria população. Precisamos do apoio da sociedade para que as medidas de prevenção sejam efetivas. É importante que cada um tenha a preocupação com o descarte correto do seu lixo e, em caso de necessidade, denuncie locais onde esteja havendo descarte de forma irregular", disse.
ATENDIMENTO
Diariamente, a Semosp envia equipes, em dois turnos, para a retirada de lixo e pneus em pontos irregulares. Para solicitar a ida de uma equipe em um local específico, a população pode ligar, exclusivamente de telefone fixo, para o número 0800 098 1636, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário