sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Prefeitura realiza mutirão de combate ao Aedes aegypti na Cidade Operária nesta sexta (19)


Por Agência São Luís de Notícias

A Prefeitura de São Luís está promovendo uma força-tarefa para o engajamento da população na campanha de enfrentamento ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, Chikungunya e Zika, nesta sexta-feira (19), na Cidade Operária. Serão 283 agentes de endemias e 48 supervisores de campo do município com a missão de visitar 10.729 construções, prédios e residências na área. Eles terão apoio de 48 homens do Corpo de Bombeiro, além do Exército e Defesa Civil.
"As mobilizações, conforme orientação do prefeito Edivaldo, têm como diferencial a intensificação dos trabalhos e a participação dos agentes comunitários de saúde e militares em apoio aos agentes de endemias. A sociedade tem papel importante no cumprimento das orientações deixadas pelas equipes, a fim de evitar criadouros", explica a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe.
Segundo dados da Semus, 94% dos focos do mosquito estão nos imóveis e estes são um dos principais alvos de vistoria dos agentes. A Semus realiza ações regulares nos bairros da capital, onde agentes avaliam, informam e, após 60 dias, retornam para saber se os cuidados devidos foram tomados. Nas mobilizações há a intensificação do combate com visitas em área mapeadas, todas as sextas. O trabalho tem como objetivo barrar o aumento dos casos de dengue e reforçar a conscientização das pessoas sobre a importância da prevenção. Por meio da mobilização, a gestão pretende ainda integrar governo e comunidade para deter o mosquito. "Pedimos à população que atente para este dia e deixe sempre alguém em casa para receber as equipes e somar conosco na luta contra o mosquito", pontuou Helena Duailibe.
AÇÃO PERMANENTE
Para as ações às sextas-feiras, o planejamento da Semus dividiu as equipes nos distritos do Centro, que abrange os bairros Coroado, Vila Passos, Areinha, Madre Deus e Apeadouro; e Distrito Coroadinho que vai atuar nos bairros de Fátima, Bom Jesus, Coroadinho, Vila Palmeira e Bequimão. A secretária explicou que o plano já está em prática com algumas ações principais referentes ao controle do mosquito, mobilização popular e a assistência em saúde. A gestão atua na redução do número de casos. Esta mobilização integra as atividades da Campanha Nacional de Combate ao Aedes, realizada pela Prefeitura de São Luís em parceria com o governo do Estado, sob a coordenação do Governo Federal.
FORÇA-TAREFA
Durante a atividade serão visitados imóveis com moradores e os que estiverem fechados recebem notificação de retorno. As equipes vão verificar possíveis pontos de criadouro; os tanques e reservatórios de água em geral serão medidos e analisados; e os moradores serão orientados a eliminar e prevenir focos do vetor.
A primeira mobilização foi realizada na última sexta-feira (12), no bairro Liberdade. As equipes estiveram em 6.525 imóveis, destes, 2.162 estavam fechados. Foram encontrados focos do mosquito em 169 imóveis; 1.490 receberam tratamento com larvicida; e 14 construções tiveram os focos totalmente eliminados nesta primeira etapa. Já no dia 'D', que marcou o lançamento da campanha nacional, os agentes estiveram em 7.358 imóveis, sendo que destes, 3.920 havia moradores e 1.595 estavam fechados. Focos identificados somaram 162 e imóveis tratados com larvicidas, 927. A equipe realizou ainda 1.835 abordagens educativas orientando moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário