sábado, 20 de fevereiro de 2016

Casos de dengue, chikungunya e Zika são monitorados pela Prefeitura nas Unidades Sentinelas


Por Agência São Luís de Notícias

O combate ao mosquito Aedes aegpyti se intensifica com as ações realizadas pela Prefeitura de São Luís, com foco nas atividades em campo e diagnósticos. Para este monitoramento, foram estruturadas as Unidades Sentinelas que funcionam na Unidade Mista do Bequimão voltadas para os adultos; e no Hospital da Criança, para atendimento infantil. Estas unidades são específicas para a realização de exames dos casos suspeitos já notificados clinicamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal. As ações da Prefeitura fortalecem os setores de prevenção e diagnóstico. As medidas na área da saúde obedecem as diretrizes da gestão do prefeito Edivaldo.
Em caso de algum sintoma suspeito de dengue, chikungunya e Zika, o paciente deve procurar primeiro uma unidade de saúde próxima de sua residência. "É a partir desta primeira avaliação que será definido encaminhamento às Sentinelas para realização dos testes", ressalta a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe.
O alerta é para qualquer pessoa que venha apresentar os sintomas típicos das viroses – dor no corpo, gripe, diarreia e febre. Atenção redobrada para gestantes no primeiro trimestre, cujos filhos podem estar sob risco de microcefalia; e aos adultos, no caso da febre chikungunya, cujos sintomas permanecem por mais de um ano. Uma vez procurando as unidades básicas de saúde, a pessoa se submete à avaliação e é orientada a repouso e bastante hidratação em casa. "A dengue, por exemplo, foi banalizada por muito tempo. É uma doença que não deveria apresentar complicações, cujos sintomas atenuam em até sete dias. Mas, sem os cuidados corretos como repouso e hidratação, pode evoluir", explica Helena Duailibe.
Em caso de persistência destes sintomas por mais de 48 horas e o aparecimento de situações como boca seca, febre que não cessa, sinais de desidratação e dores abdominais, a pessoa deve retornar à unidade básica de saúde onde foi atendida primeiramente. Neste retorno, o médico irá reavaliar e definir se reforça as orientações de tratamento ou, dependendo da evolução, se encaminha o paciente a uma das Unidades Sentinelas, onde será feita coleta de material para exame laboratorial. "A importância destas Unidades Sentinelas é para que as pessoas possam fazer os exames e recebam as orientações para evitar mais complicações da doença", explica Helena Duailibe.
UNIDADES SENTINELAS
A função das Unidades Sentinelas é realizar exames para confirmar as doenças causadas pelo mosquito, a partir dos casos suspeitos que forem notificados nas UBSs. Os pacientes são encaminhados a estas unidades apenas quando há casos suspeitos registrados pelas UBSs. "A confirmação das doenças só é possível laboratorialmente", enfatiza Helena Duailibe. Segundo ela, antes não havia registro dos casos suspeitos, gerando o agravamento da doença pela falta de tratamento adequado. Sem a confirmação, muitos casos eram também confundidos com gripe ou diarreia, devido a semelhança de sintomas. As Unidades Sentinelas funcionam 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário