terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Políticos com mandatos aguardam ‘janela’ para trocar de partidos


Por Jorge Aragão

Além da questão do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), a classe política também acompanha com muita expectativa a promulgação de uma emenda à Constituição Federal que abrirá uma janela de 30 dias para o “troca-troca” de partidos.
A promulgação deve acontecer no dia 18 de fevereiro, data em que o Congresso Nacional estabeleceu para que seja iniciado o prazo de 30 dias, para que políticos com mandato possam trocar de partidos sem correr o risco de perderem os respectivos mandatos por infidelidade partidária.
Muitos políticos já se anteciparam a essa data e migraram para o Partido da Mulher, partido recém-criado, apenas para utilizar a nova legenda como “ponte” para o partido que realmente desejam ir. A saída para um partido novo também evita a perda do mandato por infidelidade partidária.
Entretanto, com a “janela” que será aberta por 30 dias, após a promulgação da emenda à Constituição, a troca de partidos deverá ser intensa tanto na Câmara Federal, quanto nas assembleias legislativas e câmaras de vereadores em todo o Brasil. No Maranhão, a expectativa é grande em meio a classe política.
É aguardar e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário