sábado, 13 de fevereiro de 2016

Prefeito Edivaldo e Ministro da Casa Civil lançam campanha de combate ao Aedes


Por Agência São Luís de Notícias

Todos unidos para acabar com os focos do mosquito Aedes aegypti e frear o avanço das doenças transmitidas por ele - dengue, chikungunya e Zika. Neste sábado (13), o prefeito Edivaldo, juntamente com o governador Flávio Dino e o ministro Chefe da Casa Civil, Jaques Wagner e representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e demais autoridades, lançaram a campanha nacional de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.
O governador ressaltou a importância da sociedade civil, com o cuidado de cada lar, e do envolvimento da esfera pública local, realizando a fiscalização nas residências. "Estamos anunciando hoje a premiação dos municípios que tiverem melhor desempenho na redução do indicador chamado Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti). Vamos dar um prêmio em dinheiro, é um estimulo financeiro e econômico para que haja esse envolvimento que é fundamental, com nas visitas domiciliares", anuncio Flávio Dino durante o evento.
Durante Dia Nacional de Combate ao Aedes, realizado pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado, sob a coordenação do Governo Federal, a força-tarefa mobilizada pela Prefeitura soma 1.166 pessoas entre agentes de endemias e supervisores de campo do município, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e militares do Exército, Aeronáutica e Marinha.
O ministro Jaques Wagner informou que a mobilização compõe uma ação muito maior que vem sido desempenhada pelo Governo Federal. "Hoje não é 'o' dia. É mais um dia é mobilização contra com o mosquito Aedes Aegypti, e esta é a única arma que nós temos hoje para combater as questões da consequência do Zika vírus. Estamos trabalhando fortemente e acredito que até o fim do ano já teremos disponível a vacina da dengue e estamos trabalhando com Organização Municia de Saúde para a vacina contra as consequências da Zika", adiantou o ministro da Casa Civil.
A meta é visitar 8.069 imóveis, com profissionais distribuídos na Ilhinha, e o bairro do São Francisco, para avaliar casos, eliminar focos e criadouros do mosquito, recolher lixo e entulhos, além da aplicação de remédio. O prefeito Edivaldo enfatizou a importância do apoio da população nesta campanha, que será permanente. "Contamos com a população para vencermos esta batalha contra o mosquito. A atitude simples de cada um na eliminação de focos e criadouros será de extrema importância para que tenhamos êxito neste trabalho. A guerra é contra o mosquito e todos estão convocados", enfatizou o prefeito Edivaldo.
A equipe vai verificar possíveis pontos de criadouro; os tanques e reservatórios de água em geral serão medidos e analisados para, se for o caso, ser feita a aplicação de larvicida. O trabalho terá ainda o apoio de carros-fumacê. "Temos um trabalho periódico no combate e controle a este vetor, além do atendimento à população nas unidades de saúde do município. Neste dia 'D' estamos reforçando os trabalhos e convocando a população a se envolver na luta", disse a secretária municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe.
A preparação para o combate ao mosquito mobilizou ainda as Forças Armadas em todo o país. Para somar na campanha, a Prefeitura, por meio da Semus, treinou homens do Exército do 24º Batalhão de Infantaria do Maranhão (BIL). "Esse treinamento foi bastante pertinente e tem efeito multiplicador, pois será disseminado nas residências destes soldados, além de habilitá-los para atuar em conjunto com os agentes de endemias", ressaltou o comandante do 24º BIL, tenente-coronel Carlos Azevedo. Para a agente de endemias Marinalva de Jesus Rosa, de 34 anos, o trabalho nesta campanha será um dos mais destacados devido as epidemias no país e que todos devem se comprometer". Ela é uma das 246 agentes de endemias do município que participam da ação e diz que, nas ações regulares, costuma visitar cerca de 50 imóveis por dia.
O prefeito Edivaldo acompanhou as visitas dos agentes de endemias em residências da Rua 6, no bairro São Francisco. Ele estava acompanhado pelo governador Flávio Dino e o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, além da primeira-dama, Camila Holanda e de secretários municipais.
Os moradores foram orientados pelos agentes de saúde e endemias. "Eu achei uma boa iniciativa. A partir das orientações que eu recebi vou tomar algumas medidas e ter mais atenção para evitar a presença do mosquito", garantiu a dona de casa Maria Renata da Conceição Santos, de 43 anos.
 "BOTA FORA"
Paralelamente, a operação "Bota Fora", coordenada pela superintendência de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), coletou entulho, pneus e lixo. O trabalho é realizado regularmente integrando as atividades da secretaria e foi intensificado nesta campanha. O dia 'D' da campanha foi realizado na área pelo fato do São Francisco e Ilhinha terem apresentado alto risco de infestação, segundo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira).
Participaram do Dia 'D' os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Helena Duailibe (Saúde), Geraldo Castro (Educação), Antônio Araújo (Semosp), Batista Matos (Comunicação), Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar), a primeira-dama e coordenadora-geral do programa "Todos por São Luís", Camila Holanda, o vereador Osmar Filho, líder do governo municipal na Câmara; e demais autoridades.
REFORÇO
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibilizou uma ambulância que será utilizada pela equipe médica da Marinha para emergências durante o evento de mobilização. A Semus vai disponibilizar ainda material educativo e informativo, sendo oito mil folders e mil cartazes. Dando continuidade à ação de combate ao mosquito, a Semus destaca equipes para visitação aos bairros, todas as sextas-feiras, paralelo ao trabalho regular já realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário