Em dez anos, o Brasil diminuiu
diferença entre jovens mais ricos e mais pobres que concluem o ensino médio. Em
2005, 18,1% dos jovens de 19 anos, entre os 25% mais pobres da população,
concluíam o ensino médio. Entre os 25% mais ricos, a porcentagem chegava a
80,4%. Ou seja, havia uma diferença de 62,3 pontos percentuais entre os
dois grupos. Em 2014, último dado disponível, o cenário mudou. Entre os mais
pobres, 36,8% concluíam o ensino médio e, entre os mais ricos, 84,9%. A
diferença entre os dois grupos ficou em 47,8 pontos percentuais.
Os dados foram divulgados pela organização não governamental
"Todos Pela Educação", em análise feita com base na Pesquisa Nacional
por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE).
“A
perspectiva é redução de desigualdades. Esse dado é positivo. O Brasil está
aumentando os índices e reduzindo as desigualdades”, diz a superintendente do
Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco.
Ensino
fundamental
A redução das diferenças entre os mais pobres e mais ricos
ocorreu também no ensino fundamental. Em 2005, dos jovens de 16 anos entre os
25% mais pobres da população, 38,8% concluíram o ensino fundamental. Entre os
25% mais ricos, a porcentagem era 90%. A diferença entre os dois grupos era
51,2 pontos percentuais. Em 2014, entre os mais pobres a taxa de conclusão
saltou para 62,7% e, entre os mais ricos, 92,2%, uma diferença de 29,5 pontos
percentuais.
De modo geral, os dados mostram que, nos últimos dez anos, o
Brasil avançou 15,4 pontos percentuais na taxa de conclusão do ensino médio dos
jovens de até os 19 anos. O percentual de concluintes passou de 41,4% em 2005
para 56,7% em 2014. Em números absolutos, isso significa que, nesse intervalo
de tempo, os estudantes concluintes passaram de 1.442.101 para 1.951.586.
No ensino fundamental, a taxa de conclusão cresceu na mesma
proporção que o ensino médio: quase 15 pontos percentuais, aumentando de 58,9%,
em 2005, para 73,7%, em 2014. Passou, portanto, de 2.106.316 concluintes em
2005 para 2.596.218, em 2014.
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