segunda-feira, 23 de novembro de 2015

SEBRAE: QUATRO MARANHENSES IRÃO DISPUTAR A PREMIAÇÃO FINAL DO DESAFIO EMPREENDEDOR UNIVERSITÁRIO EM BRASÍLIA!

Por: O Imparcial
A equipe maranhense, formada por universitários de São Luís, Timon e Imperatriz, vai disputar nacionalmente o jogo, tentando repetir o feito da equipe Homo Sapiens, que em 2009 trouxe o título para o estado.
Marcelo Castro e Rodrigo Mendes (Ceuma), Diego Garcia (Faculdade de Imperatriz – Facimp) e Rafael Freitas (Instituto de Ensino Superior Múltiplo - Iesm/Timon) foram os vencedores da etapa estadual do Desafio Universitário Empreendedor, uma plataforma virtual que simula o dia a dia de uma empresa, oportunizando aos participantes vivenciar tomadas de decisão importantes para a sobrevivência do negócio. O resultado do jogo foi anunciado pelo Sebrae no Maranhão na noite do último domingo, 15, no Rio Poty Hotel, em São Luís, após dois dias e meio de atividades com os 32 semifinalistas estaduais da competição.
Com o resultado, os quatro finalistas maranhenses participam, em Brasília, no período de 4 a 9 de dezembro, da etapa nacional do jogo e irão competir com os vencedores estaduais de todo o Brasil. Na edição do Desafio deste ano, foram contabilizadas quase 59 mil inscrições de universitários e 1.648 de professores – o Maranhão inscreveu 450 alunos e seis professores dos municípios de Caxias, Timon, Açailândia, Imperatriz e São Luís.
Para a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Maranhão, Marise do Amparo Telles, o nível dos semifinalistas estaduais do Desafio Empreendedor Universitário 2015 foi um dos melhores das últimas edições. “Toda a turma é bastante responsável, comprometida, com conhecimento técnico e prático, pois muitos participantes já são empreendedores. Foi uma turma muito equilibrada para trabalhar e que, certamente, terá muito futuro. Quanto aos nossos ganhadores, estamos com uma expectativa muito positiva, porque os quatro tiveram um desempenho muito bom”.
Na fase estadual, os competidores vivenciaram atividades vinculadas aos princípios do empreendedorismo, gestão, mercado e inovação. Garantiram pontos a participação em jogos on-line, participação no Papo de Negócios – evento virtual de conversa com especialistas em empreendedorismo e a realização de disciplinas de empreendedorismo nas universidades.
Na etapa nacional do jogo os quatro universitários maranhenses participarão de atividades para desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, capacidade analítica e tomada de decisão, em uma competição bastante dinâmica. Além de prêmios e troféu, a equipe vencedora do Desafio Universitário Empreendedor – etapa nacional ganhará uma viagem de 10 dias para conhecer um centro de empreendedorismo de referência mundial.

Sobre o Desafio

Integrado ao Programa de Ensino Superior do Sebrae, o Desafio Universitário Empreendedor substituiu, em 2012, o Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que, durante 13 anos, teve a participação de mais de um milhão de estudantes. O Maranhão foi campeão nacional em 2006, com a equipe Homo Sapiens, formada por estudantes da área médica da Ufma.
Em todo o processo da competição, seja nas atividades virtuais ou presenciais, nos jogos da plataforma e cursos do Sebrae, os universitários estão envolvidos em atividades que desenvolvem habilidades em empreendedorismo, gestão, inovação. Podem participar da competição idealizada pelo Sebrae estudantes de qualquer curso de graduação de universidades credenciadas pelo Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário