quinta-feira, 26 de novembro de 2015

PREFEITURA PARTICIPA DA CAMPANHA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!

Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher, participou nesta quarta-feira (25), na Rua Grande, da caminhada alusiva ao Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres. Organizada pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Defesa da Mulher, com o apoio do poder público municipal, a ação reuniu centenas de pessoas, especialmente estudantes da rede estadual de ensino.
A coordenadora municipal da Mulher, Vânia Albuquerque, destacou o papel da Prefeitura de São Luís no combate à violência contra a mulher. "Precisamos do apoio de todos para denunciar e dar o suporte adequado às mulheres nessa situação. Em São Luís temos o Centro de Referência de Apoio à Mulher em Situação de Violência, que reúne várias profissionais que fazem esse atendimento à mulher. Também fazemos parte do pacto federativo de enfrentamento à violência contra a mulher, que inclui entre outras ações a instalação da 'Casa da Mulher Brasileira', a terceira a ser construída no país", disse.
A criação da Casa fortalecerá as ações de enfrentamento à violência contra a mulher, realizadas pela Rede Amiga da Mulher, da qual a Coordenadoria Municipal da Mulher faz parte junto com entidades da sociedade civil e do poder público que prestam atendimento às mulheres em situação de violência. A Casa, prevista para inaugurar nos próximos meses, tem o objetivo de reunir em um mesmo espaço serviços especializados de assistência às mulheres vítimas de violência doméstica, como delegacia, juizado, defensoria pública e apoio psicossocial.
"A paz é você quem faz" e "Lugar de mulher é onde ela quiser" foram algumas das frases destacadas em cartazes produzidos por alunos que participaram da marcha coletiva. "Esse é um movimento muito importante porque muitas mulheres se calam diante da violência, mas elas não podem ter medo, precisam denunciar, e essa passeata incentiva isso porque elas veem que tem alguém lutando por elas e com elas", afirmou a estudante do Centro de Ensino Fernando Perdigão, Virna Caroline Ribeiro, de 18 anos.
A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem como foco principal à questão do feminicídio e é voltada para informar a sociedade sobre a aplicação da Lei Maria da Penha e suas implicações. A promotora de Justiça Especializada na Defesa da Mulher, Selma Regina Souza Martins, destacou o objetivo da passeata. "Estamos realizando esta passeata para chamar atenção da sociedade. Precisamos combater a violência contra as mulheres unindo esforços e intensificando as nossas ações", afirmou.
A passeata contou com a participação de pais de alunos, como a contabilista, Letícia Rocha, que lembrou que a promoção da igualdade de direitos entre os gêneros pode contribuir para a redução dos índices de violência contra a mulher. "Vivemos em um país onde ainda existe muito preconceito contra a mulher, especialmente no campo profissional. O homem não pode se sentir superior à mulher, precisamos lutar pela igualdade de direitos", disse.

PROGRAMAÇÃO

Ainda nesta quarta-feira (25) será realizado o "Diálogo Lilás: mulher, gênero e feminicídio", às 14h, no auditório do prédio de História, na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Centro, além da vigília pelo fim da violência, a partir das 17h30, na escadaria da Praça Nauro Machado.
Nos próximos dias, outras programações serão desenvolvidas nas escolas, terminais de integração e feiras. A programação dos 16 Dias de Ativismo encerra no dia 10 de dezembro com o seminário "Frente Parlamentar de Combate à Violência contra a Mulher", no auditório Gervásio Santos, na Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário