segunda-feira, 2 de março de 2020

REVIVER HOSTEL REALIZA NESTA QUARTA (04) WORKSHOP DE CONFECÇÃO DE MANDALAS COM ARTESÕES INTERNACIONAIS


Os artistas estão viajando por diversos países promovendo Workshop’s de confecção de Mandala/Si’kuli – foto: Maxsuel Silva
Por Maxuel Silva

Nesta quarta-feira (04), o Reviver Hostel, um dos melhores hostel’s da Ilha, vai promover um Workshop de confecções de Mandalas/Si’kuli da cultura mexicana, ministrado por Tukui Volador da cidade venezuelana de Maracay e Steven Juhel da cidade francesa de Questembert-Bretanha.

Os artesões se conheceram na Colômbia, na cidade de Palomino, mais conhecida como Caribe Colombiano, desde então, resolveram unir seus caminhos criando o Projeto Voyage Tejido, que une os idiomas francês e espanhol em homenagem as suas nacionalidades. O nome do projeto tem um significado muito profundo, que em tradução livre significa ‘Viagem Tecido’, que não se trata só das estradas que percorrem e dos tecidos das mandalas, mas também dos tecidos das relações que são construídas nessas trajetórias e vão se desenvolvendo pelo o caminho, com as trocas culturais. 
Eles passaram pela Venezuela, e no Brasil, estiveram uma temporada na região amazônica, e logo depois desse período, na Ilha, mas pretendem continuar trilhando por outros estados brasileiros.
Tukui Volador – Foto: Maxsuel Silva
Steven Juhel – Foto: Maxsuel Silva
Em cada cidade que passam, eles realizam os Workshop’s de confecção de mandalas que em espanhol são chamadas de Si’kuli. Tukui e Steven acreditam na construção dos vínculos em cada nó de suas artes. O projeto procura nas palavras dos dois, levar a magia do Si’kuli que os tem inspirado durante essa viagem, por isso eles realizam as oficinas que são mais do que tecidos, mas momentos de meditação, autoconhecimento para os que participam.
As mandalas, de modo geral, são um ponto focal da energia condensada. Elas estabelecem um espaço sagrado para sua atenção, como uma ajuda para a meditação. Mandala é a palavra em sânscrito que significa círculo, porém uma mandala é muito mais do que isso, significa literalmente “aquilo que circunda um centro”. Elas são a expressão da passagem da confusão à ordem, do caos ao cosmos, são o símbolo do ser profundo.
Mandalas/Si’kuli – Foto: Maxsuel Silva
O workshop que será realizado no Reviver Hostel, procura trazer o encontro com o Si'kuli (em espanhol "olho de deus") é um amuleto que para o povo Wixárika (conhecido em espanhol como Huichol) mostra o desconhecido. Também representa os cincos pontos cardeais do cosmo Wixárika: norte, sul, leste, oeste e centro.
Além do aprendizado da arte das mandalas, o Si'kuli tem o lado terapêutico, gerando a capacidade de concentração, do desligamento com a pós-modernidade frenética trazendo paz e harmonia de forma holística.
O Reviver Hostel fica na rua de Nazaré n° 200 próximo ao Restaurante Escola do SENAC. Os que pretendem participar precisam levar seu material: 3 fios de cores de sua preferência, 6 espetos finos de bambu(churrasco) e tesoura.
As inscrições podem ser realizadas através do whatsapp +33 6 6608-2709  e no local.
Siga também no instagram @hostelreviver @voyage.tejido

Foto: Maxsuel Silva

Foto: Maxsuel Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário