quarta-feira, 11 de março de 2020

SÃO LUIS REGISTRA MAIS DE 500 CASOS DE SÍFILIS EM APENAS 1 ANO

O crescente número de casos de sífilis em São Luís preocupa: em 2017, foram 330 casos, enquanto em 2018, o número passou para mais de 520, conforme dados do Ministério da Saúde divulgados pela Agência Rádio Mais.  Além da sífilis, o estado do Maranhão registrou 551 casos de HIV, apenas nos seis primeiros meses do ano passado.
Sobre os casos de Aids, a doença causada pelo HIV atingiu mais de 19 mil maranhenses, nos últimos 20 anos. As hepatites virais levaram a morte 870 maranhenses, de 2000 a 2017.
Os números mostram que, em um ano, em todo Brasil, mais de 158 mil pessoas contraíram sífilis. Além disso, cerca de 900 mil pessoas vivem com o HIV, no país. Dessas, 135 mil provavelmente não sabem que têm a doença.  De acordo com dados oficiais, a maioria dos casos de infecção pelo HIV é registrada na faixa de 20 a 34 anos, em todos os estados.
A chefe do Departamento de Atenção às ISTs/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do Maranhão, Jocélia Frazão, explica que as ações de prevenção priorizam o público jovem porque é nesse grupo que as infecções sexuais tendem ser altas no estado.
“A gente tem trabalhado em prol das populações chaves e prioritárias, tentando ter acesso a essa faixa etária. A prevenção tem de ser combinada. Está levando nas redes sociais, buscando esses jovens para estar conversando. Porque conscientizar a gente não consegue, mas orientar na prevenção sim.”
Arte: Ítalo Novais/ Sabrine Cruz
As autoridades em Saúde também alertam que a negligência no uso da camisinha é um dos fatores que pode influenciar no aumento de infecção de sífilis e das demais ISTs, como hepatites, HIV e gonorreia, entre a população e, principalmente, entre os jovens de 15 a 29 anos, como ressalta diretor do Departamento de ISTs do Ministério da Saúde, Gerson Pereira.
“Se colocamos o jovem como prioridade nessa campanha é porque a gente sabe, olhando os dados de sífilis, das hepatites, do HIV/Aids, que essas doenças são mais frequentes, hoje, na população de 15 a 29 anos. A prevenção maior dessas doenças é o uso da camisinha.”
Este ano, o Ministério da Saúde pretende distribuir mais de 570 milhões de camisinhas. A quantidade representa um aumento de 12 por cento em relação ao número de camisinhas distribuídas no ano passado, quando foram enviadas 509,9 milhões aos estados.
Além disso, todas as unidades de saúde do SUS contam com testes rápidos ou laboratoriais para ISTs. Apenas para o diagnóstico da sífilis, serão distribuídos quase 14 milhões de testes rápidos em todo país.
Proteja-se! Usar camisinha é uma responsa de todos. Se notar sinais de uma infecção Sexualmente Transmissível (IST), procure uma unidade de saúde e informe-se. Saiba mais em: saude.gov.br/ist.
Agência Rádio Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário