sábado, 7 de março de 2020

Prefeitura de São Luís promove atividades sociais e de saúde em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Semus promove programação especial em homenagem às mulheresCom o tema “Todas Juntas pela Vida”, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoveu, neste sábado (7), uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher (dia 08 de março) e ao Março Lilás (período de conscientização contra o câncer de colo de útero). A agenda, que integra as ações de valorização da mulher promovidas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, começou a partir das 8h30 no Hospital da Mulher (situado na Avenida dos Portugueses) e fez parte do programa Todos por São Luís, coordenado pela primeira-dama Camila Holanda. Foram ofertados serviços clínicos e estéticos, além de promoção de atividades culturais e sociais.
A solenidade de abertura foi conduzida pela Banda da Guarda Municipal, que executou canções cujas letras enfatizam a importância do público feminino para a sociedade brasileira. Após a fala das autoridades e gestoras da unidade, foi oferecido um café da manhã e foram distribuídas flores às funcionárias, pacientes e acompanhantes.
Nos consultórios, houve a oferta de consultas especializadas, como ginecologista, por exemplo, e clínico geral, além de outros serviços de saúde, como fisioterapia, nutrição e vacinação. As mulheres atendidas também puderam se submeter, caso optassem, pelo teste rápido contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Em outras salas disponibilizadas na própria unidade, foram oferecidos serviços de maquiagem, limpeza de pele, design de sobrancelhas e profissionais para cortes de cabelo. Na parte externa da unidade, houve aula de zumba e oficinais artesanais para a confecção de flores artificiais e outros produtos do gênero.
Um dos momentos mais marcantes da programação foi a exibição de uma peça, produzida por Joana Bittencourt. Na exibição, mulheres marcantes como Xica da Silva (ex-escrava), Maria da Penha e Elisângela Cardoso (ex-presidente da Funac e que faleceu em julho do ano passado) foram homenageadas.
Para a secretária-adjunta da Semus, Natália Mandarino, a atividade reforça a importância que a Semus credita às mulheres. “Além de um hospital específico para atendimento ao público feminino, com profissionais especializados para a assistência clínica, também temos outros serviços voltados à saúde das mulheres. Ressalto ainda que, diante da importância adquirida por este público na sociedade, a administração pública da saúde em São Luís possui várias mulheres em cargos importantes”, afirmou.
A professora Moisilésia Bucele foi uma das mulheres atendidas na agenda. Ela fez consultas e participou das oficinas artesanais de produção de flores. "Para mim, é muito importante contar com o apoio da secretaria, seja no atendimento clínico ou mesmo se capacitando com uma atividade que pode gerar renda extra", afirmou. 
Atualmente, o exame papanicolau é a forma mais precoce de detecção do câncer de colo de útero e está disponível nas unidades de atenção básica da Semus. O procedimento deve ser realizado por mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem vida sexual ativa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença mata 250 mil mulheres por ano. A entidade também alerta para os altos índices da doença em países subdesenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário