sexta-feira, 9 de agosto de 2019

EM SANTANA DO MARANHÃO, PREFEITO COMUNISTA FOI CASSADO POR IMPROBIDADE

O prefeito de Santana do Maranhão, Francisco Pereira Tavares, o Fransquin (PCdoB), foi cassado ontem pela Câmara Municipal por ter cometido atos de improbidade no exercício do cargo. El foi acusado de efetuar transferências ilegais de contas do Município para contas pessoais de parentes seus, além de usar veículo da Prefeitura para participar de um rally.

Os vereadores entenderam que Franquin cometeu os ilícitos, acatando denúncia do Sindicato dos Servidores Municipais de Santana do Maranhão. O placar no plenário da Câmara pela cassação do mandato do prefeito foi de 7 a 1. Houve apenas uma abstenção.

Conforme a denúncia do sindicato, o gestor comunista transferiu mais de R$ 300 mil das contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), repassado pelo Estado à Prefeitura, para a conta pessoal do secretário municipal de Educação, Wagner Pereira Tavares, que vem a ser seu irmão. Parte do valor também foi transferido para a conta bancária pessoal da esposa do secretário, sua cunhada, Maria de Fátima Alves dos Santos.

Rally

Como se não bastassem os atos de corrupção mencionados, o prefeito foi acusado de utilizar, por dois dias, um veículo pertencente à frota da Secretaria Municipal de Saúde para participar de um rally.

Ele também teria deixado de realizar audiência pública para demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do Município, conforme previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em vez de adotar tal procedimento, Franquin, segundo a denúncia, teria simulado uma audiência fantasma. Para tanto, chegou a falsificar a assinatura de dois vereadores.

Imediatamente após a decretação da cassação do preito, o plenário da Câmara de Vereadores de Santa do Maranhão empossou no cargo de chefe do Executivo municipal o vice-prefeito Eldo José Melo de Oliveira (PP).

Por Daniel Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário