terça-feira, 13 de agosto de 2019

BOLSONARO PRIVILEGIA REPASSES ÀS PREFEITURAS E SUPERA REPASSES DE DILMA E TEMER

Jair Bolsonaro em recentre encontro nacional dos prefeitos

O Governo Federal já liberou R$ 450 milhões em emendas a prefeitos, de janeiro a julho deste ano, de R$ 1,3 bilhão prometido pelo presidente Jair Bolsonaro. O valor liberado aos municípios supera o desembolso registrado no mesmo período nos últimos três anos pelos antecessores Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT).

A quantia transferida por Bolsonaro correspondeu a 32% do orçamento de emendas para o conjunto de estados e municípios, ante 8% no ano passado, ainda durante a administração Temer. Em 2017, o porcentual foi de 26% e, em 2016 (gestão Dilma), de 11%.

Com o lema “mais Brasil, menos Brasília”, o presidente adotou na campanha de 2018 um discurso municipalista e prometeu eliminar barreiras ao repasse de dinheiro direto a prefeitos, com a extinção do Ministério das Cidades, cuja estrutura e programas foram unidos à pasta da Integração, agora sob o nome de Ministério do Desenvolvimento Regional.

“No Planalto, Bolsonaro reitera a disposição de privilegiar o envio de verbas a prefeituras. Na semana passada, depois de entrar em atrito com governadores do Nordeste, ele reforçou a ligação com os prefeitos da região e disse que quem deseja ser atendido deve alardear que está "trabalhando com o presidente Jair Bolsonaro”.

Por Felipe Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário