quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Pesquisa de O Imparcial também aponta vitória de Edivaldo no 1º Turno


Por Jorge Aragão

A três dias do primeiro turno das eleições, a segunda consulta realizada pelo Instituto Ímpar Pesquisas avaliando a disputa eleitoral em São Luís apresenta um cenário incerto sobre a realização de segundo na capital maranhense. No cenário estimulado, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) ampliou sua liderança, com 42% das intenções, tendo Wellington (PP), que também cresceu, em segundo, com 23%.
O segundo pelotão, formado pelos candidatos que não alcançaram os dois dígitos, é aberto por Eliziane Gama (PPS). Despencando na preferência do eleitorado, a popular socialista agora soma minguados 9%. Eduardo Braide (PMN) e Fábio Câmara (PMDB) somam 3% cada um. A vereadora Rose Sales (PMB) foi citada por 2% dos entrevistados, Cláudia Durans (PSTU) e Zé Luís Lago (PHS), tem 1% de preferência e Valdeny Barros (PSOL) não pontuou.
Edivaldo/Wellington
A pesquisa foi contratada pelo grupo O Imparcial junto ao Instituto Ímpar Pesquisas e registrada na Justiça Eleitoral no dia 22 de setembro com o protocolo MA-07924 no TRE-MA. Foram ouvidas 1.100 pessoas em 108 bairros da capital, incluindo a zona rural.
O levantamento foi realizado entre 23 e 27 de setembro, a margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O plano amostral segue o método da amostra aleatória simples para a proporção.
Votos válidos


Considerando uma projeção apenas dos votos válidos, contagem semelhante a que é realizada na apuração das urnas, Edivaldo Holanda aparece com 52% do Eleitorado, o que lhe dá vitória no primeiro turno. Wellington do Curso teria 26%, Eliziane Gama 11%, Fábio Câmara 4%, Rose Sales (3%), Eduardo Braide 3%, Cláudia Durans 1%, Zeluis Lago 1% e Valdeny Barros 0%.
Espontânea
Pesquisa Espontânea para eleição em São Luís. Segunda amostra
Na pesquisa espontânea, em que é perguntada a intenção de voto e não é ofertada uma lista com o nome dos concorrentes, avaliando a lembrança do eleitor sobre os candidatos, Edivaldo Holanda Júnior também lidera com 41%.
No segundo lugar, Wellington do Curso, aparece com 21%. Com 8%, Eliziane está em terceiro. Eduardo Braide e Fábio Câmara possuem 3% cada um, Rose Sales tem 2% e ZéLuis Lago e Cláudia Durans tem 1% cada. Nenhum dos pesquisados afirmou votar em Valdeny Barros. 20% do eleitorado compõe brancos, nulos ou não optam por nenhum candidato.
Eliziane Gama
Rejeição
A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos registrados na justiça eleitoral. Ao serem questionados sobre qual candidato não votariam, 24% dos eleitores consultados indicaram Eliziane Gama. Edivaldo Holanda Júnior é o segundo mais rejeitado, com 23%, seguido por Wellington do Curso que tem 14% de rejeição.
Na sequência de rejeição, Fábio Câmara (4%), Rose Sales (3%), Zé Luís Lago (2%), Cláudia Durans (1%), Eduardo Braide (1%) e Valdeny Barros (1%).
Os eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 21% e brancos e nulos 6%.
Segundo Turno
Segundo Turno
O Instituto Impar elaborou três cenários para o segundo turno. No mais provável, em que Edivaldo e Wellington se enfrentariam, o atual prefeito possui 48,3% de preferência, contra 32,7% do pepista. Não sabem representam 7,5%, brancos e nulos são 11,5%.
Em um cenário de Edivaldo contra Eliziane, 51,8% preferem o atual prefeito, contra 22,3% de preferência à deputada socialista. Não sabem representam 10,1 %, brancos e nulos são 15,8%.
Numa disputa entre Wellington e Eliziane, o deputado progressista se sairia melhor, com 45,5%, contra 22,7% da popular socialista.
Histórico
Há pouco mais de um mês para o primeiro turno das eleições, O Imparcial divulgou a primeira consulta realizada pelo Instituto Ímpar Pesquisas avaliando a disputa eleitoral em São Luís. Naquele tempo era apresentado um cenário de cenário de incerteza sobre o nome que ocupará a cadeira de prefeito a partir de 2017.
Edivaldo Holanda Júnior (PDT) liderava, seguido de perto por Eliziane Gama (PPS), e Wellington do Curso (PP), que estavam tecnicamente empatados. Indecisos, brancos, nulos e sem preferência somam mais que todos os candidatos: 27,83%.
O atual prefeito e candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) aparecia numericamente a frente com 23,65%, seguido pela deputada federal Eliziane Gama (PPS) com 18,50%, e, em sua cola, o deputado estadual Wellington do Curso, que alcançou 16,58%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois opositores do atual prefeito estavam empatados tecnicamente.
Eduardo Braide
No segundo pelotão, em que os candidatos não alcançavam os dois dígitos, a vereadora Rose Sales (PMB) foi citada por 4,36% dos entrevistados, o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) teve 3,32 % das intenções de voto, o vereador Fábio Câmara (PMDB) soma 3,05% e Zé Luís Lago (PHS), tinha 2,01%.
Fechando a lista, com menos de 1% das intenções de voto, Cláudia Durans (PSTU) foi citada por 0,44% dos eleitores e, na lanterna Valdeny Barros era o preferido de apenas 0,26% dos consultados. 9,51% não sabiam em quem votar. Brancos, nulos e os que não votam em nenhum dos candidatos somavam 18,32%.
Metodologia
O universo da pesquisa é composto pelos eleitores do perímetro urbano e rural de São Luís – MA com base no método quantitativo probabilístico e seleção aleatória da unidade amostral pelo método de amostragem aleatória simples para a proporção.
As sondagens levam em consideração os critérios de sexo, faixa etária, escolaridade, renda familiar e religiosidade. A seleção da amostra é feita em um 1º estágio com o sorteio das residências e, em um 2º estágio, com a seleção aleatória dentro das residências, sendo pesquisada apenas uma pessoa por domicílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário