quinta-feira, 29 de setembro de 2016

IBOPE X Data M: tira-teima será domingo


Por Jorge Aragão

Todo ano eleitoral é a mesma coisa, acusações de lado a lado sobre pesquisas eleitorais. Tem município que possui três pesquisas, de institutos diferentes, com vitórias de candidatos diferentes.
Na capital maranhense, neste ano, com exceção do instituto Perfil – que não merecerá nem comentário deste Blog – os demais institutos estão apresentando pesquisas semelhantes para a disputa da Prefeitura de São Luís.
Entretanto, a principal dúvida é se a eleição será definida no 1º Turno com a vitória de Edivaldo Júnior, ou se teremos um 2º Turno entre Edivaldo e Wellington do Curso.
O instituto Data M foi o primeiro a cravar que a eleição será finalizada no dia 02 de outubro com a reeleição de Edivaldo. A última pesquisa do Data M, divulgada nesta quinta-feira, reafirmou a vitória de Edivaldo no 1º Turno (reveja).
Já a pesquisa IBOPE, divulgada na quarta-feira (28), assegurou que a disputa não será finalizada no domingo e garantiu, pelos números apresentados, que a eleição em São Luís terá um 2º Turno entre Edivaldo e Wellington (reveja).
O Data M tem dois pontos a seu favor. O primeiro é que a última pesquisa Escutec, divulgada no último sábado (24), também afirmou que a eleição seria definida no 1º Turno (reveja). Além disso, nunca é demais reconhecer que o Data M foi o único instituto de pesquisa que afirmou que Edivaldo terminaria o 1º Turno das eleições de 2012 à frente do então prefeito João Castelo.
De qualquer forma, o tira-teima entre IBOPE e Data M acontecerá no domingo. Agora, só resta aguardar e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário