quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

SAÚDE: PREFEITURA ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DA AIDS E AMPLIA REDE DE ATENDIMENTO NA CAPITAL!

Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou uma série de atividades para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro.
Nos Terminais de Integração, técnicos da Semus abordaram a população para orientar sobre as formas de prevenção da AIDS, divulgar os serviços oferecidos na rede municipal e alertar para a importância de realizar o exame que detecta o vírus e possibilita o início do tratamento, aumentando a qualidade de vida da pessoa soropositiva.
A ação mais expressiva aconteceu na Unidade Mista do Bequimão, onde a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, seguindo as diretrizes do prefeito Edivaldo, anunciou a expansão da rede de atendimento e prevenção em DST/AIDS. A partir desta terça-feira (1º), todas as 54 unidades básicas de saúde estão realizando a testagem para HIV, através de um exame de sangue que em 30 minutos pode identificar a infecção pelo vírus da AIDS. Além disto, a Semus também ampliou a assistência do cuidado compartilhado, que agora está disponível em cinco unidades: portadores assintomáticos passam a receber atendimento nos CTAs do Anil e Lira, e Unidades Mistas de Bequimão, Itaqui-Bacanga e São Bernardo, onde os profissionais foram treinados para realizar o acolhimento e acompanhamento necessário, além de orientar sobre o uso da medicação. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Centro de Saúde do Bairro de Fátima passa a receber apenas pacientes que apresentarem sintomas.
A secretária municipal Helena Duailibe destacou que a partir da gestão do Prefeito Edivaldo, São Luís passa a contar com novas estratégias no combate à Aids. "A rede municipal está descentralizada realizando prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento com distribuição de medicação, numa estrutura que facilita o atendimento das pessoas, sejam elas portadoras ou não do HIV. Mas é preciso lembrar que só vamos combater a doença com informação para que a população não se contamine", disse.
No encerramento do Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Prefeitura reuniu à tarde, na Praça Maria Aragão, um expressivo grupo, que formou um grande laço humano vermelho para simbolizar o engajamento que a sociedade deve ter no combate a doença.

META

O trabalho da Semus está direcionado para, até 2020, cumprir a meta de ter 90% da população testada; tratar 90% das pessoas diagnosticadas com HIV; e fazer com que 90% dos que estão em tratamento, fiquem com a carga viral indetectável.

Um comentário:

  1. parabéns secretaria helena dualibe por mostra e incentiva a nossa sociedade sobre esse grande problema que ainda pode ser resolvido , estamos em um grande avanço e vamos avança mais ainda.

    ResponderExcluir