sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

LANÇADA EM SÃO LUÍS A CAMPANHA “TODOS NA GUERRA CONTRA O MOSQUITO”

Por: Jorge Aragão
O prefeito Edivaldo convoca a população para participar das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. O chamamento foi feito durante o lançamento da campanha da Prefeitura de São Luís “Todos na Guerra contra o Mosquito”, realizada na tarde desta quinta-feira (10) no auditório do Palácio La Ravardière, em solenidade que contou com a participação de agentes de Endemia e de Saúde, estudantes, vereadores, de representantes do governo do Estado, governo federal e Exército Brasileiro, além de parceiros da Prefeitura na ação. Nesta sexta-feira (11) será o dia D da campanha com a realização de uma grande concentração pública na Praça Deodoro. A ação é organizada pela Prefeitura e governo do Estado.
“Chamamos a população a entrar nessa luta para que ajude o poder público na guerra contra o mosquito. Dados demostram que 94% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das casas, em depósitos, tanques e caixas de água. Daí a importância de contarmos com a população do nosso lado”, enfatizou o prefeito que destacou também a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes de Endemia e de Saúde. Profissionais incansáveis na realização do trabalho de combate a essas doenças. “O nosso agradecimento a todos vocês que têm sido verdadeiros guerreiros. Ao longo de todo o ano os agentes tem ajudado a Prefeitura nesse trabalho preventivo”, completou o prefeito.
O prefeito Edivaldo lembrou que São Luís não vive uma epidemia das doenças, como outras cidades brasileiras tem vivido, e explicou que a campanha é justamente para que não se chegue a esse ponto. “É uma campanha que envolve várias entidades, além da população contamos com parceiros como o governo do Estado, o Exército e a Funasa que se fazem presentes neste evento”, disse o prefeito. Ele lembrou das ações que vêm sendo implantas pela Prefeitura, deste 2013 no sentido de combater o mosquito. “Temos intensificado a cobertura da nebulização espacial, conhecido como fumacê, e aumentamos em mais de 57% o número de visitas domiciliares e, hoje, realizamos uma média de 800 mil visitas, mês”, destacou o prefeito.
A campanha inclui vasta programação com orientação, visitas domiciliares, blitzen educativas em escolas e empresas e abordagem de comerciantes e público, com distribuição de panfletos. Além disto, será intensificado o trabalho no campo, através dos agentes de saúde, agentes de combate às endemias, agentes comunitários e outros técnicos das secretarias de Saúde e Serviços e Obras Públicas.
As equipes realizarão inspeção nas residências e estabelecimentos comerciais, a fim de identificar e tratar os focos do mosquito, além de recolher sucatas e todo tipo de bagulho volumoso que possa servir de criadouro do Aedes aegypti. As atividades contam com reforço de todas as unidades de básicas de saúde, que também vão alertar a população para o combate à dengue, zika vírus e chikungunya
Mobilização e informação, segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, são as palavras chaves da campanha. “Estamos com todos os nossos agentes e parceiros mobilizados para visitar as casas, identificando e eliminando o foco do mosquito”, contou a secretária. “Também vamos fornecer todas as informações a população sobre as doenças e, nesta sexta-feira, no dia D estaremos também com ações de saúde ressaltando a importância de combater o mosquito. Nosso trabalho é exatamente nas ruas informando às pessoas”, acrescentou Helena Duailibe.
O comandante do 24º do Batalhão de Infantaria Leve (BIL), tenente-coronel Carlos Azevedo, elogiou a iniciativa da Prefeitura e disse que vai ajudar na ação acompanhando os agentes nas visitas domiciliares e em outras atividades coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). “Também vamos estar difundido entre parentes e amigos a importância de entrar nessa luta”, disse. André Campos, superintendente da Fundação Nacional de Saúde no Maranhão, também elogiou a iniciativa da Prefeitura de realizar a campanha. “Essa é uma guerra que tem que ser vencida porque esse mosquito traz tristeza para muitas famílias e juntos temos certeza que vamos conseguir combate-lo. Com um trabalho educativo que vai ser intensificado a partir dessa campanha com certeza a população receberá melhor os agentes que tanto contribuem nesse trabalho”, disse Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário