quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

CRESCE O NÚMERO DE LATROCÍNIO EM SÃO LUÍS!

Por: Daniel Matos
Latrocínio (roubo seguido de morte).
Uma das modalidades de crime mais covardes, o latrocínio – roubo seguido de morte -, registra crescimento assustador na região metropolitana de São Luís. O número de casos triplicou em novembro em relação a outubro deste ano. Foram 12 ocorrências mês passado, contra apenas quatro no mês anterior, um aumento de exatos 200%. Expostos a todo instante ao perigo, os cidadãos de bem vivem alarmados ante a ação sanguinária de bandidos que não se contentam apenas em roubar.
O latrocínio é um crime em que a vítima raramente tem chance de defesa. Há casos em que o autor é inexperiente e mata por susto, ao perceber algum gesto brusco da pessoa que está atacando. Em outros, a execução é motivada por reação de quem está sendo roubado. Mas há, ainda, situações em que o criminoso executa a vítima por pura perversidade. Para preocupação geral, essa última variante de roubo seguido de morte é a que mais aumenta.
À vítima cabe, portanto, manter a calma, na medida do possível, e seguir as ordens do bandido. Quaisquer movimento ou mesmo palavra mais incisivos podem desencadear uma reação áspera do criminoso, que, via de regra, está nervoso durante a abordagem. Entregar dinheiro e pertencentes é a melhor forma de salvar a vida, algo comprovado e aconselhado pelas próprias autoridades policiais.
Não se pode desconsiderar a influência das drogas e outros alucinógenos para a ocorrência dos latrocínios. Muitos assaltantes costumam agir sob o efeito de alguma substância entorpecente, o que os tornam assassinos em potencial. Dominado pela droga, o ladrão sempre está disposto a tudo para satisfazer seu vício. E entre preservar a sua própria vida ou a da vítima, com certeza escolherá a primeira opção. Tal fenômeno reforça a conclusão de que o tráfico está na raiz uma série de outros crimes.
A onda crescente de latrocínios também explica os sucessivos linchamentos ocorridos na capital e demais municípios da Ilha. A comoção social causada pelo assassinato de um inocente se converte em sentimentos como revolta e inconformismo. Daí para a vingança basta uma oportunidade, ou seja, um descuido de um assaltante durante uma ação criminosa, algo cada vez mais frequente e preocupante.
Cabe às forças de segurança pública traçar uma estratégia para reverter as estatísticas alarmantes de latrocínios em São Luís. Um passo importante já foi dado: a criação de um departamento exclusivo para investigar os crimes de roubo seguido de morte, vinculado à Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoa (SHPP) (antiga Delegacia de Homicídios). Portanto, no papel, a providência já foi tomada. Resta agora trabalhar para que se tenha um efeito prático, quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário