quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

PREFEITURA DE SÃO LUÍS TRANSFORMA PAISAGEM URBANA COM RECUPERAÇÃO DE PRAÇAS NA CAPITAL

Por: Agência São Luís

A cidade de São Luís passa por uma transformação dos espaços públicos. Uma série de intervenções de operação urbana está em curso. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) tem priorizado equipamentos comunitários para devolver os espaços públicos ao convívio dos cidadãos. As obras de operação urbana passam também por reformas de feiras, unidades de saúde, mas têm o ponto alto na reurbanização das praças da cidade, com equipamentos para a comunidade como as academias de saúde.
O secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, ressaltou a disposição do prefeito Edivaldo em colocar os espaços urbanos à disposição da sociedade para o convívio e o lazer. O secretário destacou a mudança de padrão urbana pela qual a cidade de São Luís passa. "É um compromisso do prefeito Edivaldo permitir para a cidade espaços públicos de lazer de qualidade, aproximando novamente as famílias do espaço público e afastando a marginalidade. Podemos notar que é uma mudança de paradigma de gestão", disse.

PRAÇAS

Uma das mais emblemáticas é a Praça da Camboa. O espaço tem hoje quatro canteiros reformados, academia de saúde, pista de corrida, nova iluminação, canteiros de acesso. Um local, que tinha como característica o mau cheiro e o acondicionamento de lixo e carroças, é um espaço de lazer e qualidade que contempla o bairro. Os carroceiros, que exercem uma atividade privada, se readequaram à nova realidade. A comunidade da Camboa, foi ouvida em três reuniões anteriores, apoiou o projeto e aplaudiu o resultado.
A Praça do Letrado, a maior Praça do Vinhais, é outra obra de requalificação do espaço urbano de grande importância. Ela deve ser entregue em breve à população. Foram requalificadas as duas quadras, refeito todo o piso, colocada academia de saúde, novo paisagismo, toda gramada. "A comunidade do Vinhais está ganhando um espaço de convivência muito importante. E temos projeto de urbanização de todas as praças daquela avenida a ser executado de acordo com a necessidade financeira", destacou o secretário Diogo Lima.
No Rio Anil, está sendo feita uma praça e uma quadra, além de mais duas praças que serão revitalizadas no bairro. No Bequimão, próximo aos prédios do antigo Ipem, o espaço recebe serviços de requalificação.
O Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) trabalha em sintonia com a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo e as comunidades com a implantação dos comitês. O Impur é responsável pela urbanização. Mas a Semurh que tem os recursos executa. Já o Impur organiza os comitês gestores das praças em cada comunidade. "É uma sintonia muito boa. O prefeito Edivaldo exige que não existam 'ilhas' porque a Prefeitura é uma só. Projetamos e executamos a obra e o Impur cuida por meio dos comitês. A própria comunidade administra o bem em parceria com o poder público" disse Diogo Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário