segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A VIOLÊNCIA IMPERA NA CAPITAL MARANHENSE: SÃO LUÍS TEM MÉDIA DE 52 ASSALTOS A ÔNIBUS POR MÊS EM 2015, DIZ SET

Por: G1 MA
São Luís tem uma média de 52 assaltos a ônibus por mês em 2015, segundo dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SET). Até o momento, já foram registrados 631 assaltos neste ano, na capital. Os números correspondem aos casos registrados pela polícia.
Os dados refletem um crescimento da violência se comparado ao ano anterior.  Em 345 dias deste ano, foram registrados 204 casos a mais do que em todo o ano de 2014, que terminou com 427 roubos a ônibus.
Somente no primeiro semestre, o SET registrou 299 assaltos a ônibus do transporte público da capital maranhense. No mesmo período do ano anterior, foram 275 roubos.
O mês mais violento foi o de outubro, que encerrou com 109 casos registrados, média de pouco mais de três assaltos por dia. Foram 78 casos a mais se comparado a outubro do ano passado.
Testemunhas
Ouvir relatos de quem presenciou ou foi vítima de assalto a ônibus têm se tornado uma situação frequente. Os suspeitos geralmente são bem agressivos verbalmente e provocam o sentimento de pânico nos passageiros.
"Andar de ônibus se tornou cada vez mais perigoso. Saímos de casa, mas não sabemos se vamos retornar", diz a universitária Jéssica Brandão, de 24 anos.
Em novembro, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, informou que tem adotado uma série de medidas a fim de inibir os assaltos a ônibus na Região Metropolitana. As ações consistem em barreiras policiais em vários pontos da cidade com abordagens e revistas em passageiros e no interior dos coletivos.
A assessoria da SSP-MA, emitiu um texto no qual afirma que intensificou, desde o mês de outubro, a Operação Transporte Seguro, que tem o objetivo de inibir os assaltos a ônibus na capital. A secretaria disse que, desde então, houve 17,4% no número de assaltos. Leia a íntegra do texto abaixo:
Primeiro mês da Operação Transporte Seguro garante redução de 17% em assaltos a ônibus
Após um mês de intensificação da operação Transporte Seguro – de outubro para novembro – a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Maranhão (SSPMA) registrou queda de 17,4% em roubos a transporte coletivo. A operação faz parte de um conjunto de medidas anunciadas pelo Governo do Estado para ampliar a segurança na região metropolitana e fortalecer a integração entre polícias e a comunidade.
A operação segue intensificada nas vias de maior vulnerabilidade e onde há mais incidência de assaltos. As abordagens param ônibus e vans e realizam a revista de passageiros. Durante as incursões, a Polícia Militar tem apreendido, com mais frequência, armas brancas e drogas. Dentre os pontos críticos estão as avenidas Daniel de La Touche, Beira Mar, dos Holandeses, dos Portugueses, Jerônimo de Albuquerque, Getúlio Vargas, BR-135 e Estrada de Ribamar. Todos estes pontos recebem a intervenção policial com a montagem de barreiras regularmente.
“Temos várias operações sendo realizadas durante todo o dia, com maior intensidade à tarde e à noite. Aos finais de semana, intensificamos as abordagens, principalmente à noite, quando o volume de pessoas que sai para festas é maior”, afirma o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Marco Antônio Alves. Durante os finais de semana, cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e alunos do Curso de Formação de Soldados em fase de estágio operacional, acompanhados de oficiais, participam das revistas, expandindo as ramificações da operação.
Segundo o coronel Pedro Ribeiro, comandante do Policiamento Metropolitano em São Luís, em novembro, na região coordenada por ele, 2 mil ônibus e mais de 50 vans foram abordados. Cerca de 3,6 mil pessoas foram revistadas. Ao todo, os policiais apreenderam 16 armas brancas e uma arma de fogo. “Grande parte daqueles que são encontrados cometendo delitos é composta por menores – crianças e adolescentes. Eles são levados à delegacia, mas são encaminhados à Promotoria para o destino adequado. Os adultos pegos geralmente são reincidentes”, comenta o coronel.
Desde fevereiro deste ano, exatos 13.683 ônibus e quase 70 mil pessoas foram alvo das abordagens policiais específicas ao transporte coletivo em outras operações relacionadas. Mais de 300 armas brancas foram apreendidas e 60 suspeitos encaminhados à delegacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário