segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

PREFEITURA ENCERRA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NA ÁREA ITAQUI-BACANA E NA VILA ESPERANÇA

Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), encerrou neste ultimo sábado (19) a campanha de vacinação antirrábica animal. Cerca de 150 mil cães e gatos já foram vacinados na capital maranhense.
A última área a ser visitada pelos vacinadores inclui bairros do distrito Itaqui Bacanga e Vila Esperança, onde as equipes – devidamente fardadas – passarão pelas residências para aplicação da vacina, que imuniza o animal contra a raiva, uma doença com forte poder de letalidade, e que pode ser transmitida para o homem.

INÍCIO

A campanha, coordenada pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), teve início no dia 6 de novembro. A ação, realizada sempre às sextas e aos sábados, já percorreu quase toda a cidade.
O coordenador da UVZ, João Batista Pires, avalia positivamente os resultados da campanha. "A proposta da Prefeitura é cobrir todos os domicílios de São Luís onde há cães e gatos, para garantir a ampla cobertura, e assim fortalecer a barreira imunológica contra a transmissão do vírus da raiva. O objetivo foi atingido porque houve grande aceitação dos proprietários e guardadores de animais", afirma.
Na mobilização realizada em janeiro deste ano, mais de 150 mil cães e gatos foram vacinados e, de acordo com a Semus, a totalização dos dados desta última campanha deve superar 165 mil animais imunizados.

DISPONIBILIDADE

Mesmo com o encerramento da campanha, a vacina permanecerá à disposição de quem não recebeu a visita dos vacinadores. Neste caso, a recomendação é levar o animal para vacinação na sede da UVZ, no Centro de Saúde Carlos Macieira (Sacavém).
"Tivemos casos em que, no momento da visita, não havia ninguém na residência. As equipes deixaram aviso informando sobre a campanha, e essas pessoas certamente serão atendidas", justifica Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário