segunda-feira, 15 de junho de 2015

UFMA É A 37ª DO BRASIL EM RANKING COM BASE EM PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Por: Portais Ufma
Desde 2007, durante o processo de revitalização e expansão universitária, a UFMA trabalha para que seus professores e alunos, assim como suas produções, sejam devidamente e conhecidos pelo meio científico e pelo mercado de trabalho através da inclusão da instituição em diversos rankings classificatórios nacionais e internacionais. Em um deles, o University Ranking of Academic Performance (URAP), a UFMA aparece, pela primeira vez em sua história, na avaliação, na posição 37 entre as universidades brasileiras e em 70º entre as sul americanas, referente à análise realizada na temporada 2013-2014 e que inclui instituições renomadas, como USP, UFRJ, Unicamp e Universidade de Buenos Aires.
O URAP é um ranking elaborado, anualmente, desde 2009, que avalia o desempenho acadêmico com base nas publicações acadêmicas de 2.500 instituições de ensino superior do mundo. O ranking observa indicadores do número de artigos publicados na WEB of Science, citações para artigos publicados entre 2008 e 2012, documentos totais que visam medir a sustentabilidade e continuidade da produtividade científica, fator de impacto dos periódicos verificados pelo Journal Citation Reports, qualidade das citações recebidas com base no fator de impacto dos periódicos e colaboração internacional que mede a aceitação global da universidade, com base na colaboração com universidades estrangeiras.
A inclusão da UFMA no ranking trouxe benefícios à Universidade e aos cursos, que ficaram mais procurados pelos estudantes, tanto os brasileiros quanto os estrangeiros, além de ter garantido maior status aos alunos egressos, que, por sua vez, ficam mais bem vistos pelo mercado de trabalho, aumentando suas chances por posições de destaque no campo de atuação. A colocação da UFMA em rankings como o URAP facilita obtenção de parcerias institucionais importantes para o desenvolvimento de pesquisas e o aumento da inclusão de seus discentes em projetos de pesquisa. “O ranking acaba trazendo mais visibilidade à UFMA e dá o aval da qualidade à Instituição, que tem suas titulações e produções científicas mais bem vistas no Brasil e no exterior”, afirma o procurador institucional, Romildo Sampaio.












Nenhum comentário:

Postar um comentário