quinta-feira, 11 de junho de 2015

UEMA LANÇA CURSO ABERTO SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


O Curso tem o diferencial de vir com intérprete de Libras, estendendo, assim, o acesso ao público dos cursos abertos

Por: O Imparcial
A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET, lança mais um curso aberto. Dessa vez o assunto é Dificuldades de Aprendizagem, ministrado pela Profa. Priscila de Sousa Barbosa.
O curso, com duração de 45h, objetiva conhecer a concepção de dificuldades de aprendizagem, causas, tipos e formas de intervenção educacional.
Os assuntos discutidos são: Conceituando aprendizagem e dificuldade de aprendizagem; Transtornos Específicos da Aprendizagem; Transtornos e comorbidades aos prejuízos na aprendizagem; O Fracasso Escolar: de quem é a culpa?.
O acesso ao curso será feito por meio de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, onde todo material está disponibilizado. “Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estão disponíveis em forma de caderno de estudos, videoaulas, slides das informações apresentadas nas videoaulas, PodCasts e material complementar (vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista)”, explicou a Coordenadora Pedagógica de Design Educacional do UEMANET, Profa.Dra. Sannya Rodrigues.
Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, serão discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos.
Este curso tem o diferencial de vir com intérprete de Libras, estendendo, assim, o acesso ao público dos cursos abertos (MOOCs), constituindo, também, o início da nossa política de acessibilidade digital.

Processo de Avaliação

O curso prioriza a autoavaliação pelo participante, uma vez que oportuniza o esforço de aprendizagem autônoma. Ao mesmo tempo, a interação aluno-aluno é valorizada, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências.
A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá desenvolver as atividades propostas para o curso. As atividades serão resolvidas em um fórum de perguntas e respostas criado para este fim. Após postar sua resposta, o aluno terá acesso a uma resposta padrão elaborada pelo professor conteudista, bem como às demais respostas dos colegas. Isto permitirá ao cursista a comparação da sua resposta com a do professor e seus pares.

Certificação

O processo de certificação se dará pelo registro do progresso do participante no que tange à resolução das atividades. Responder todas as atividades propostas dará automaticamente o direito à certificação.
Sendo assim, ele poderá emitir um certificado online de conclusão de Curso de Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade Estadual do Maranhão, perfazendo carga horária total de 45 (quarenta e cinco) horas. O certificado será disponibilizado em link específico para o participante, que poderá imprimir o documento, conforme sua conveniência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário