segunda-feira, 15 de junho de 2015

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: OFERTA DE ENSINO SUPERIOR PARA TODO O MARANHÃO

Por: Portais Ufma
Em dezembro de 2007, o Núcleo de Educação aDistância (Nead) realizava seu primeiro Seletivo Especial, que ofertava, na modalidade a distância, os cursos de Licenciatura em Química, com 3.090 horas/aulas, e de Bacharelado em Administração, com 3.435 horas/aulas, no polo de Porto Franco. Hoje, o Núcleo oferta dez cursos de graduação a distância, em que, incluindo os já citados, tem-se Administração Pública, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Computação, Letras/Português,  atemática, Pedagogia e Teatro.
Uma mostra sobre a maneira em que o núcleo se desenvolveu e aumentou sua oferta de vagas ao ensino superior é que, nas primeiras turmas, em 2008, haviam 99 alunos matriculados, porém, em 2015, existem 699 discentes matriculados. Além disso, ainda está em avaliação, pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível de Superior (CAPES), a oferta de 100 vagas para o Curso de Licenciatura em Física, a serem distribuídas nos polos de apoio presencial em São Luís e Porto Franco.Na modalidade de curso de pós-graduação lato sensu a distância, o NEAD já ofertou nove cursos, tais como Educação em Direitos Humanos; Formação em Educação do Campo; Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça; Gestão em Saúde; Gestão Pública; Gestão Pública Municipal;Metodologia para o Ensino da Química;e Mídias na Educação.
Parcerias com prefeituras de todas as regiões do Maranhão são trabalho permanente da educação a distância na UFMA para garantir infraestrutura para a organização e/ou construção de polos de ensino. Em 2007, o único Polo de Apoio Presencial situava-se na cidade de Porto Franco. Hoje, a Universidade possui mais 18 polos em Anapurus, Arari, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Caxias, Codó, Colinas, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Humberto de Campos, Imperatriz, Nina Rodrigues, Santa Inês, Santa Quitéria do Maranhão, São João dos Patos, São Luís e Timbiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário