terça-feira, 16 de junho de 2015

CORPO DE HERBERT FONTENELE É VELADO NO CASTELÃO, EM SÃO LUÍS

Por: G1 MA
No início da tarde desta terça-feira, o corpo de Herbert Fontenele foi velado no Castelão, palco dos jogos do Sampaio, seu time de coração. Lutando contra um câncer de próstata, o comentarista foi internado na noite do último domingo, em estado grave, e faleceu na manhã desta terça-feira às 5h15, aos 73 anos.
O acesso foi liberado para o público às 13h. Entre Admiradores, companheiros de profissão e amigos, aproximadamente 200 pessoas compareceram ao adeus para o poeta Fontenele. No caixão, assim como em toda a sua vida, uma bandeira do Sampaio foi colocada, para lembrar a paixão que o acompanhou durante toda sua carreira de 55 anos.
- Na última transmissão com o Fontenele, eu sabia que era um dos últimos trabalhos dele ao meu lado. O legado que ele deixa para todos nós é de um profissional que age com transparência e compreensão. Eu fico muito honrado por ter participado da vida dele - disse Laércio Costa, que narrou o último jogo comentado por Fontenele, na vitória do Sampaio por 3 a 1 diante do Criciúma.
Márcio Fontenele, um dos três filhos do comentarista, é quem mais esteve próximo do pai no ambiente de trabalho nos últimos anos. Márcio destaca a importância das homenagens já demonstradas ao seu pai Hebert Fontenele.
- É confortante ver todas as manifestações de carinho. Conforta a gente, vê que ele foi uma pessoa tão querida. Nós sempre acompanhávamos ele, com um esforço sobre humano, mas sempre fazendo questão de estar no trabalho.
Além disso, Márcio destacou um momento marcante após o jogo da última sexta-feira.
- No fim do jogo ele estava arrumando os papéis e falou: "pronto, terminei meu trabalho". Eu retruquei, dizendo que na próxima sexta-feira tinha mais - lembrou o filho.
Nesta quarta-feira, em uma cerimônia privada será realizada a cremação do corpo de Fontenele. As cinzas serão distribuídas em duas partes, para serem colocadas no túmulo de sua mãe no Piauí e o em um segundo local que será definido pelos seus filhos.

História

Nascido em 23 de dezembro, de 1941, Fontenelle chegou ao Maranhão ainda jovem, com 17 anos. No Estado Timbira iniciou a carreira como jornalista esportivo. Em terras maranhenses, além do jornalismo esportivo, Fontenele se apaixonou pelo Sampaio Corrêa, clube do qual nunca escondeu a sua admiração. 
Na Rádio Ribamar exerceu a função de repórter e chegou a ser chefe da equipe esportiva. No Grupo Mirante, onde estava atualmente, atuava como comentarista esportivo na TV e na Rádio Mirante AM, onde comandava o programa Fontenele Comenta de segunda à sexta. Foi diretor da emissora, quando da sua fundação em 10 de maio de 1988.
Além disso, foi Secretário de Esporte em São Luís, durante o governo Jackson Lago. Em 2008, foi nomeado adjunto da Secretaria de Esporte do Governo do Maranhão, também na administração e Jackson Lago.
Em meio a toda dedicação ao esporte, em 2009 Fontenele descobriu que estava com câncer de próstata. Os primeiros diagnósticos apontavam que o comentarista esportivo teria apenas mais um ano de vida. Mas com o avanço da medicina e novos métodos de tratamento, Fontec, como era carinhosamente conhecido entre os amigos, teve uma recuperação surpreendente.
Por todos os serviços prestados ao futebol maranhense, além de participar da cobertura de três Copas do Mundo, Fontenele foi homenageado pelo Sampaio. Em janeiro de 2014, a sala de imprensa do clube recebeu o nome do comentarista, que também integra o Conselho Deliberativo.
Além disso, em janeiro de 2015, Fontenele foi o homenageado especial do Troféu Mirante Esporte. Com depoimentos de colegas de trabalho, de sua esposa Diva e seus três filhos, o comentarista esportivo recebeu a sua última grande homenagem ainda em vida. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário