quarta-feira, 4 de março de 2020

PARTIDOS QUE AINDA NÃO FIRMARAM ALIANÇAS E ESTÃO "LIVRES" EM SÃO LUIS

Nos últimos dias a corrida em busca de alianças para a disputa eleitoral em São Luís, tem sido constante pelos pré-candidatos.
No entanto, apesar do anúncio de algumas alianças que fortalecem as respectivas pré-candidaturas, alguns partidos importantes estão “livres” para a formalização de novas alianças visando o pleito de 2020.
Entre os 15 partidos políticos com maior tempo no horário eleitoral, portanto os mais assediados, apenas seis ainda não decidiram oficialmente o caminho que vão trilhar em 2020. Os outros já possuem pré-candidaturas confirmadas e/ou formalizaram alianças.
PT – O partido vai debater, ainda nesta semana, sobre o assunto. A maioria dos petistas do Maranhão, até atendendo uma recomendação da Direção Nacional, defende candidatura própria em São Luís. No entanto, a dificuldade de encontrar um nome de consenso e algumas novas promessas de espaço no Governo Flávio Dino, podem levar o partido a apoiar um dos pré-candidatos do consórcio do governador e o mais provável seria o do PCdoB, secretário de cidades e deputado federal Rubens Júnior.
PSL – Esse é um dos mais assediados. O partido comandado pelo vereador Chico Carvalho tem aberto várias frentes de diálogo, mas até o momento não definiu o destino da legenda. Nesse momento, o partido estaria entre as pré-candidaturas de dois deputados estaduais, Detinha (PL) e Neto Evangelista (DEM).
MDB – O partido segue mais perdido que cachorro quando cai do caminhão de mudança. Apesar de insistirem na pré-candidatura da ex-governadora Roseana Sarney, a tendência é o MDB declare apoio a pré-candidatura de Neto Evangelista.
PSDB – O partido tem um pré-candidato, o deputado estadual Wellington do Curso, mas também tem diálogo aberto com o pré-candidato do Podemos, o deputado federal Eduardo Braide. O senador Roberto Rocha, presidente do partido no Maranhão, defende a tese de unidade da oposição, caso exista a possibilidade de vitória no 1º Turno.
PDT – O partido do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, ensaiou uma pré-candidatura, mas a tendência é declarar apoio, ainda neste mês, ao deputado Neto Evangelista. No entanto, a aliança pode não ser o entendimento do prefeito Edivaldo. O gestor não se posicionou ainda sobre a eleição que vai definir seu sucessor, mas o partido do seu, o deputado Edivaldo Holanda, que é o PTC, vai declarar apoio a pré-candidatura do Republicanos, o deputado estadual Duarte Júnior.
PTB – É outro partido bastante assediado e com um futuro incerto. O partido comandado pelo deputado federal Pedro Lucas tem conversado com alguns pré-candidatos, mas ainda não se decidiu que caminho seguir. Nesta semana, Pedro Lucas se reuniu com Neto Evangelista, apesar da conversa ter sido boa, confirmada assim por ambos, o “martelo não foi batido”.
Por Jorge Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário