terça-feira, 3 de março de 2020

O NAVIO STELLAR BANNER TERÁ TODO O ÓLEO COMBUSTÍVEL RETIRADO EM 10 DIAS

A situação do navio encalhado há pouco mais de uma semana no litoral maranhense ganhou um novo capítulo. A Polícia Federal anunciou que vai abrir uma investigação para apurar possível crime ambiental. A previsão é que a partir do dia 10 os porões sejam esvaziados.
Na tarde desta segunda-feira (02), o comandante da 4º Distrito Naval atualizou as informações referentes ao navio MV Stellar Banner. A situação, de acordo com a autoridade marítima, permanece estável. As equipes enviadas ao local descartaram possíveis vazamentos de óleo combustível e de minério de ferro, mas como medida de prevenção, barreiras de contenção continuam em torno da embarcação.
O navio segue encalhado a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís, após sofrer avarias na proa. Carregada com cerca de 300 mil toneladas de minério de ferro, a embarcação – que está parcialmente submersa – também carrega outros materiais altamente nocivos à vida marinha.
A prioridade, no momento, é evitar possíveis desastres ambientais na região onde o navio segue encalhado. Para isso, um plano está sendo traçado com o objetivo de retirar todo o óleo combustível de dentro da embarcação. A operação de retirada de combustível do Stella Banner está prevista para ocorrer daqui a 10 dias, pelo menos. O objetivo é fazer a transferência (de um navio para outro) em uma ou duas etapas, no máximo, para reduzir riscos de vazamento.
Trata-se de um processo corriqueiro feito em plataformas de petróleo marítimas, mas é preciso contar com várias equipes de contingência, para o caso de um vazamento durante a transferência. Além da chegada do navio que receberá o combustível, outras embarcações de apoio ficam de prontidão para agir em caso de vazamento.

MA10

Nenhum comentário:

Postar um comentário