terça-feira, 21 de junho de 2016

Semana do Bebê começa com mamaço e piquenique na área do Maracanã

Da Redação - Agência São Luís
Apoiada pela Prefeitura Semana do Bebê começa com mamaço e piquenique na área do MaracanãBebês, crianças e mães da área do Maracanã e participantes de vários programas sociais da Prefeitura de São Luís, tiveram uma manhã diferente nesta segunda-feira (20), no Jardim de Infância Mário Pereira (BR- 135 nº 23 - Vila Sarney). Eles participaram do piquenique e mamaço, atividades que deram início à 2ª Semana do Bebê de São Luís, com o tema "Ações de Saúde para a Primeira Infância". A ação é uma parceria entre a Prefeitura de São Luís, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
As crianças puderam ouvir histórias, cantigas de roda, assistir a teatro de fantoches e participar de um piquenique na área externa da escola, enquanto as mães estiveram no mamaço e puderam aprender um pouco mais sobre os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável do bebê.
Ariane Tavares, 4 anos, aluna do Jardim de Infância Mário Pereira era só empolgação, acompanhando a mãe Nívea Tavares nas atividades. "Ela está feliz aprendendo sobre alimentação e os benefícios de comer alimentos saudáveis, de cuidar da saúde dos dentes, tudo isso de uma forma bem legal, com músicas e muitas historinhas", disse Nívea.
Claudiana Silva Gonçalves, 32 anos, levou os três filhos. "Já passei por três gestações, mas é sempre muito bom participar da oficina, aprender um pouco mais sobre amamentação. O caçula só mama, e assim eu vou continuar até ele completar seis meses", falou.
 AÇÕES
A programação da Semana do Bebê segue até o dia 25, com a realização de atividades como fóruns, carrinhatas (passeata de carrinhos de bebê), palestras sobre os cuidados com o bebê, rodas de diálogo com gestantes e profissionais, oficinas de massagem, estimulação em crianças com microcefalia, e sobre métodos anticoncepcionais, mobilizações em unidades de saúde, curso de urgência e emergência pediátrica e cirandas de serviços nos distritos sanitários da cidade.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a ação é voltada para a construção de um novo olhar em relação à primeira infância. "Nossas ações estão interligadas e direcionadas para refletir sobre temas importantes como a redução da mortalidade infantil e o incentivo ao aleitamento materno, além da melhoria na qualidade de vida dos bebês", declarou.
Segundo a consultora do Unicef, Lissandra Leite, responsável pelo desenvolvimento da plataforma dos Centros Urbanos em São Luís, a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização para chamar a atenção para os cuidados com a criança.
"Ao longo desta Semana, o poder público municipal, nos âmbitos da saúde, educação e assistência social, Unicef, CMDCA estarão realizando atividades voltadas ao cuidado com a primeira infância e fortalecendo as ações que já são desenvolvidas", explica Lissandra Leite.
SEMANA
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de zero a seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizarem, no período, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário