quarta-feira, 1 de junho de 2016

Maranhão já possui 126 casos de microcefalia


Por Neto Ferreira
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aponta que, desde o início das investigações, em novembro de 2015, até 28 de maio deste ano, 126 casos de microcefalia foram confirmados no Maranhão. Dos 261 casos notificados, 55 foram descartados e 80 permanecem em investigação.
Quatro novos casos foram notificados na última semana: Bacuri (2), São Luís (2) e São Domingos do Maranhão (1). Segundo a distribuição geográfica, 85 dos 217 municípios maranhenses notificaram casos de microcefalia, sendo que 60 possuem, atualmente, casos confirmados.
Do total de casos, ocorreram nove óbitos, sendo um descartado para microcefalia, em Turiaçu, e oito estão em investigação, aguardando resultado de exames. Entre os municípios com distribuição dos óbitos por microcefalia, em investigação, destacam-se Pedreiras (1), Tutóia (1), Serrano (1), Nova Colinas (1), Imperatriz (1), São Luís (2) e São José de Ribamar (1).
A Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, por meio do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescentes, realiza a busca ativa de casos suspeitos, com o objetivo de esclarecer o diagnóstico dos casos e encaminhar cada criança com microcefalia. A SES disponibiliza serviços para prover a assistência, estimulação precoce e atenção especializada, a exemplo do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), instalado no Complexo Hospitalar Dr. Juvêncio Matos, em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário