terça-feira, 14 de junho de 2016

Prefeitura integra fórum que discute a implementação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais

Da Redação - Agência São Luís
"A implementação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores: desafios e perspectivas" é o tema do I Fórum Interinstitucional das Licenciaturas do Maranhão, que iniciou nesta segunda-feira (13) e prossegue até quarta-feira (15), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O objetivo é discutir a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação de professores nas instituições de ensino superior públicas, em diálogo com a Educação Básica.
O evento é resultado de uma parceria da UFMA com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), além das secretarias de Educação do Estado e do Município.
"Este é um fórum da mais alta relevância para toda a sociedade, onde as instituições estão tomando a dianteira, unidas nesta parceria fundamental para discutir as diretrizes que regem a educação", frisou o secretário municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa.
A pró-reitora de Ensino do IFMA, Ximena Paula Nunes, destacou a importância de fazer parte desse momento histórico: "Pela primeira vez várias instituições ligadas à educação se unem num esforço integrado, uma oportunidade que nos fortalece para desafios de implantar as novas diretrizes curriculares nacionais", pontuou.
Fortalecimento também foi a palavra-chave da fala da pró-reitora da Uema, Andreia de Araújo. "O fórum marca o fortalecimento das políticas de estado à luz da formação dos professores", destacou. Já a reitora da UFMA, Nair Portela, citou o respeito dos governos pela Educação e lembrou que "o Maranhão está vivendo um momento diferenciado e este fórum é um exemplo de que todos estão lutando por um estado melhor".
PROGRAMAÇÃO
A palestra de abertura foi proferida pelo professor doutor Luiz Fernandes Dourado, do Conselho Nacional de Educação (CNE), com a temática do evento. O palestrante falou que é necessário romper com a cultura de culpabilidade e desenvolver mais atividades com a sinergia do fórum que se propõe pensar conjuntamente as Diretrizes Curriculares Nacionais.
Fazem parte da programação, mesas de diálogo com os temas: "As licenciaturas das Instituições Públicas do Maranhão: o cenário atual frente às Novas Diretrizes"; "O papel da prática como componente curricular na formação de professores à luz das Novas Diretrizes"; "A formação de professores na modalidade de educação a distância nas Instituições Públicas no Maranhão: estado atual e perspectivas"; e "O perfil do egresso das licenciaturas e as necessidades da Escola Pública".
DCN
As Diretrizes Curriculares Nacionais são um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientam as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário