terça-feira, 28 de junho de 2016

Prefeitura promove Encontro Social para cuidadores de pessoas com deficiência


Da Redação - Agência São Luís
Com o tema "Um olhar para quem cuida", a Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), realizou nesta segunda-feira (27), o Encontro Social dos Cuidadores Familiares. A ação foi voltada para cuidadores de pessoas com deficiência e que são acompanhadas pelo Serviço de Proteção Básica no Domicílo, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
A proposta do Encontro, que aconteceu no Parque Botânico da Vale, foi promover momento de troca de experiência, fortalecer o convívio e reduzir o estresse e sobrecarga da rotina diária do cuidador, através de diálogo e exposição de suas necessidades emocionais.
A titular da Semcas, Andreia Lauande, esclarece que o Serviço de Proteção Básica no Domicílio é direcionado a pessoas com deficiência ou idosas que não têm possibilidade de ir aos equipamentos sociais, como Cras ou Posto de Saúde.
"O Serviço no Domicílio é de alta relevância e corresponde à proposta da Prefeitura de São Luís de garantir direitos a todos. Com ela cumprimos a determinação do prefeito Edivaldo, de garantir à pessoa com deficiência, idosa com pouca ou nenhuma mobilidade, o acesso às políticas públicas". explicou a secretaria.
Valderina Alves Pereira, moradora da Vila Embratel, cuida da mãe idosa. Ela é acompanhada pelo Cras há dois anos e depois do Serviço no Domicílio as consultas médicas ficaram mais fáceis. "A equipe do Cras vai na minha casa e quando precisa leva o médico, antes eu precisa levar minha mãe ao posto de saúde, agora é a saúde que vem à minha casa", declara.
Do outro lado da cidade, no São Francisco, Maria José Pinheiro Gomes, mãe de dois filhos com paralisia cerebral, também tem o acompanhamento do Serviço pelo Cras. "A ajuda é grande e importante, por meio do Cras consegui a cadeira de rodas que minha filha usa. A gente que cuida não sai pra lugar nenhum, porque é difícil ter quem fique com eles enquanto estamos fora. Não é fácil", diz.
A Prefeitura mantém o Serviço de Proteção Básica no Domicílio em 16 dos 20 territórios em que existem Cras, com atendimento a 220 usuários.
SERVIÇO 
Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas é executado pelos Cras e tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. O objetivo, ainda, é a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a igualdade de oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário