quinta-feira, 9 de junho de 2016

Edivaldo faz balanço das ações da Prefeitura de São Luís em entrevista


Da Redação - Agência São Luís
Prefeito Edivaldo faz balanço das ações da Prefeitura de São Luís
O prefeito Edivaldo fez um balanço de sua gestão nos três anos e meio à frente da Prefeitura de São Luís durante entrevista concedida à Rádio Timbiras AM, na manhã desta quarta-feira (8). Na ocasião, o chefe do executivo municipal destacou os principais avanços nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, meio ambiente, transporte público e habitação em duas horas de programa, falando para jornalistas, ouvintes e internautas.
A transmissão foi feita simultaneamente pelas rádio Esperança FM e pela rádio comunitária Cidadania (Cidade Olímpica). Dentro do programa Timbira Debate, apresentado pelo radialista Marcos Saldanha, os jornalistas Cunha Santos, Clodoaldo Corrêa e Marina Souza sabatinaram o prefeito Edivaldo, que também respondeu aos questionamentos enviados por internautas e ouvintes do programa.
Acompanhado dos secretários Antônio Araújo (Obra e Serviços Públicos) e Conceição Castro (Comunicação), o prefeito de São de São Luís iniciou a entrevista descrevendo a situação encontrada em janeiro de 2013, ao assumir a Prefeitura de São Luís. Edivaldo lembrou aos ouvintes a dívida de cerca de R$ 1 bilhão herdada pela gestão anterior, bem como o caos administrativo, financeiro e os problemas encontrados em diversas áreas da idade. Ocasião também, segundo recordou, que sequer poderia contar com parcerias do governo estadual..
"Para entender o que mudou, precisamos voltar os olhos para o passado. Quando assumimos a Prefeitura de São Luís tivemos que organizar a casa, pois havia um completo caos instalado naquele momento. Mas, com muito planejamento, trabalho e responsabilidade plantamos a boa semente. E hoje estamos colhendo os bons frutos, que são ações em vários lugares de São Luís e, principalmente, o reconhecimento por parte da população", afirmou o prefeito Edivaldo.
SAÚDE
Durante a entrevista, o prefeito Edivaldo destacou ações na área de saúde. O prefeito destacou a inauguração da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a aquisição de 18 ambulâncias e duas motocicletas; a modernização do Hospital da Mulher, hoje referência em neurocirurgia, referendado pelo Ministério da Saúde (MS); o programa Maca Zero no Socorrão I, que transferiu para outros hospitais os pacientes internados nos corredores do Socorrão I. edivaldo destacou que a ação será estendida ao Socorrão II.
"Avançamos de maneira significativa na rede de saúde com ações históricas, como o fim das macas no Socorrão I. No Hospital da Mulher, são 300 cirurgias por mês e mais de mil procedimentos já realizados. São muitas ações viabilizadas pela nossa gestão e outras também em parceria com o governador Flávio Dino. Estamos resolvendo problemas que há décadas nenhum gestor municipal conseguiu solucionar e hoje podemos humanizar o atendimento à população", disse Edivaldo.
O gestor enfatizou ainda as construções do novo Hospital da Criança e do Hospital da Zona Rural, que serão entregues ainda este ano. Destacou a reforma de unidades de saúde e a ampliação do número de leitos de UTI dos principais hospitais de emergência da cidade - os Socorrões I e II; a referência em ortopedia e traumatologia, condição outorgada pelo Ministério da Saúde ao Hospital Clementino Moura (Socorrão II). Edivaldo citou ainda a reabertura do Centro de Especialidades Médica do Filipinho, no qual foi implantado o Núcleo de Saúde do Homem.
TRANSPORTE
A qualidade do transporte público foi outra questão bastante debatida no decorrer da entrevista, ocasião em que foi explicado o processo licitatório lançado em março deste ano pelo prefeito Edivaldo. O edital de licitação do sistema de transportes da capital prevê uma série de benefícios para os usuários dos ônibus. Entre eles, a renovação de cerca de 40% da frota, veículos com ar-condicionado, sendo 180 deles já nos primeiros meses de contrato; frota com acessibilidade; ônibus bi-articulados; e redução da média de idade da frota para quatro anos. Outro projeto implementado foi o Bilhete Único.
"O usuário tem sentido o benefício do Bilhete Único que honramos junto à população. E em relação ao sistema de transporte, independente de empresa ou consórcio vencedor, o certo é que terão que cumprir o estabelecido pelo Edital e quem ganha é a população que tanto clamou pelo que lhe é de direito, um serviço de qualidade nos transportes públicos", acrescentou o prefeito.
ESPORTE
No campo esportivo, Edivaldo falou da organização a respeito da visita e percurso da Tocha Olímpica que chega a São Luís no próximo domingo (12), com a uma ampla programação, sendo o trajeto iniciado na sede da Prefeitura de São Luís, às 10h30, até a chegada do símbolo previsto para às 20h na Praça Maria Aragão.
O gestor destacou ainda os avanços nas reformas dos estádios Nhozinho Santos, na Vila Passos e do Cardosão, no Sá Viana, que recebem serviços de manutenção e requalificação estrutural. Ambos serão entregues aos ludovicenses no início do mês de julho.
INFRAESTRUTURA
Na sabatina realizada pelos jornalistas, Edivaldo destacou que a Prefeitura de São Luís desenvolve atualmente o maior programa de urbanização já realizado na cidade, com cerca de 400km de asfalto já implantado em ruas e avenidas e quase uma centena de bairros beneficiados. As melhorias na estrutura dos bairros abrangem ainda obras de drenagem superficia, e profunda, reforço no parque de iluminação e construção e reforma de praças - são 20 até o momento.
O prefeito Edivaldo destacou também o Programa Interbairros, que está implantando 14 novas conexões viárias para oferecer alternativas de tráfego, desafogando o trânsito das principais avenidas, e também dinamizar a economia das regiões beneficiadas com os novos trajetos. 
Foram entregues até o momento duas conexões Interbairros: a primeira, no trecho que interliga a Cidade Operária ao São Bernardo, passando pelo Jardim São Cristóvão. E no último final de semana, foi entregue à população do Turu e adjacências o trechoi pai Inácio, parte da via que conectará a Estrada da Maioba à Avenida dos Holandeses.
Ao todo, segundo informou o prefeito de São Luís, já foram feitos cerca de 400 km de pavimentação em diversos bairros da capital. 
Edvaldo também frisou que a Prefeitura já disponibilizou 10 mil pontos de iluminação, além dos quatro mil pontos de LED nos principais corredores de São Luís. O processo de modernização da iluminação da capital, que representa economia no consumo de energia e proporciona ambientes mais seguros e agradáveis à população. São inúmeras obras numa parceria com o governador Flávio Dino, Caixa Econômica e recursos próprios.
"Vamos fazer uma intervenção no Retorno da Forquilha. Temos feito urbanização no Itaqui-Bancanga, onde aplicamos cerca de 40 km de pavimentação, drenagem no Jambeiro, construção de um canal; iniciamos obras na Cidade Olímpica, no Bloco C, na Região do Polo Coroadinho, que vai de pavimentação com asfalto e bloquete. Na Cidade Operária foram mais de 60km de pavimentação, entre outras ações, inclusive, na zona rural", listou o prefeito Edivaldo.
HABITAÇÃO
Aos ouvintes atentos a entrevista, o prefeito Edivaldo frisou que na sua gestão está sendo feito o maior programa e regularização fundiária em que cinco mil títulos foram entregues e que a meta é atingir 10 mil. Moradores da Vila Fecury I e II, Coroadinho e Sacavém já foram beneficiados. Foram entregues mais de 10 mil unidades habitacionais e a Prefeitura está construindo mais oito mil com o Programa Minha Casa Minha Vida.
EDUCAÇÃO
Quanto às creches, o prefeito explicou que estão sendo construídas três, tendo iniciado as obras na Cidade Operária, Chácara Brasil e Morada do Sol (Maracanã), com aporte financeiro já autorizado pela Fundação Nacional de Educação (FNDE).
As creches e escolas atualmente em construção deverão beneficiar, após a inauguração, quase quatro mil estudantes em diversas áreas de São Luís. Nos bairros Chácara Brasil, Vila Conceição e Residencial Ribeira, estão sendo construídas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) de 12 salas. Voltadas para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, cada uma das escolas tem capacidade para mais de mil estudantes nos três turnos.
CRISE
Em relação a crise econômica, ética e política, pelas quais atravessa o país, Edivaldo falou que tem buscado desde o inicio de sua gestão planejar e trabalhar suas ações com responsabilidade. Enfatizou o trabalho e o esforço em fortalecer a Controladoria Geral do Município. Citou que em 11 estados, 600 prefeituras já começaram a atrasar folhas de pagamentos dos servidores, devido a crise que é a pior desde 1930.
"Tivemos uma queda de repasse de 139% do Fundo de Participação do Município, mas com criatividade e por meio de parcerias temos avanço em muitas ações, mesmo diante de uma das maiores crises. Temos o compromisso de zelar pelo bem público que é da população, por isso fomos reconhecidos com uma das maiores notas pelo Portal da Transparência", disse Edivaldo.
MAIS AÇÕES
O Programa Todos Por São Luís também foi lembrado pelo prefeito Edivaldo. O projeto já contabiliza 28 edições realizadas com serviços de saúde e cidadania prestados em diversos bairros e suas imediações. "Nesta ação escutamos as lideranças e mostramos o que temos realizando. O importante é falar a verdade para a população".
Em quase duas horas de entrevista, o prefeito falou sobre o problema de descarte do lixo na cidade e disse do recém-lançado projeto dos Ecopontos, que são locais em que a população pode depositar materiais descartáveis e inservíveis não recolhidos pela coleta convencional de lixo. O primeiro, dentre os 10 a serem instalados, está funcionado na Avenida dos Africanos.
"Minha vontade, como gestor, como prefeito que tanto ama esta cidade, era o de asfaltar todas as ruas, construir e reformas escolas, hospitais, unidades de saúde, as praças da cidade, tudo ao mesmo tempo. Mas nós trabalhamos dentro de um planejamento, que tem um orçamento. Mesmo assim, com trabalho e criatividade, estamos avançando. É preciso apenas que isto seja feito com responsabilidade", frisou o prefeito Edivaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário