quarta-feira, 23 de setembro de 2015

ATIVIDADES EDUCATIVAS DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO ORIENTAM PEDESTRES E MOTORISTAS

Por: Agência São Luís
 
Pedestres e motoristas participaram de ações educativas para o trânsito nesta terça-feira (22) em faixas de pedestres localizadas no Renascença e Maranhão Novo. A ação foi organizada por diversas instituições, entre elas a Secretaria Municipal de Trânsito (SMTT), órgão da Prefeitura, como parte das ações da Semana Nacional de Trânsito em São Luís.
Nesta quarta-feira (23), a ação será realizada nos Terminais de Integração da Praia Grande e Cohab, e Loja Maçônica do Maranhão (Bequimão), com entrega de material educativo e campanha educativa para motociclistas. A Semana Nacional de Trânsito acontece desde o dia 18 de setembro e se estende até o dia 25 e tem como tema "Seja você a mudança no trânsito".
Os organizadores da Semana Nacional de Trânsito, em São Luís, orientaram pedestres e motoristas durante ações educativas realizadas em faixas de pedestres. "A cidade é feita de pessoas. Uma hora quem dirige vai descer do carro, precisa atravessar uma faixa para realizar suas tarefas diárias. Portanto, é fundamental levar esta consciência de que o condutor tem obrigação de parar, de se colocar no lugar do outro, do pedestre", disse o coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Francisco Moura. Ele destacou também que apesar dessa obrigação do motorista de parar na faixa, o pedestre precisa ter uma ação defensiva, não agindo de forma automática, tendo o cuidado de observar as ação dos condutores.
Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual, sempre entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de conscientizar a sociedade para atitudes positivas nas vias, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos com segurança.

AÇÕES

No Maranhão, as atividades são coordenadas por diversas instituições, entre elas a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Conselho Estadual de Trânsito, Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran MA), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Polícia Rodoviária Federal, Unipas, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), entre outras, que irão desenvolver uma série de atividades, como palestras educativas nas escolas, seminários, passeatas, concurso de redação, reuniões com motociclistas, panfletagem e blitz educativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário