sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PROGRAMA "TODOS POR SÃO LUÍS" TERÁ CARRETA DA MULHER EM PRÓXIMA EDIÇÃO, NO LIRA

Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís e a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) firmaram mais uma importante parceria institucional em apoio às ações do programa "Todos por São Luís". Já a partir desta 14ª edição do programa, que será realizado no bairro do Lira, a Carreta da Mulher integrará as ações que serão oferecidas no Dia D nesta sábado (22).
"Nós temos buscado articular a cada edição o maior número possível de serviços e temos contado com a sensibilidade e empenho de nossos parceiros, como o governo do Estado, que já colabora em outras frentes no programa e, agora, entra com a Carreta da Mulher, para que atendamos ainda melhor as demandas das comunidades", contou Camila Holanda.
A Carreta da Mulher leva ações de atendimento integral à saúde até políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. O programa oferece acesso aos exames de mamografia, papanicolau, glicemia, aferição de pressão arterial, ICM, teste de hanseníase, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, vacinas contra HPV, Hepatite B, ações do Programa Saúde na Escola (PSE), orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual, assessoria jurídica e outros.
"Os serviços da Carreta da Mulher estarão integrados ao conjunto de atividades que serão oferecidos pelo Programa Todos Por São Luís na comunidade do Lira. Trabalharemos na articulação entre Prefeitura e governo do Estado para garantir os direitos das mulheres, bem como serviços de prevenção e saúde para uma São Luís melhor", explicou a titular da Semu, Laurinda Pinto.
Antes do Dia D das ações do programa "Todos por São Luís", o Lira recebe os serviços de varrição, capina, roçagem, reparação de meios-fios e sarjetas. Como estratégia de combate à dengue, o programa de coleta de bagulhos volumosos "Operação Bota Fora" será realizado na semana posterior ao Dia D no bairro, além da circulação do carro fumacê, prevista para o sábado (22). Rodas de conversas, oficinas e capacitações também serão ofertados à população.
No dia D, uma feira de flores e Cine Lira são novidades na programação, além dos serviços médicos de oftalmologia, clínico geral, ginecologia, pediatria, dermatologia, odontologia, orientação em saúde bucal, aferição da pressão arterial, teste rápido de HIV e aconselhamento, distribuição de preservativos, cartão do SUS e farmácia básica também são ofertados à população.
Os moradores também poderão contar com serviços de estética e oficinas de capacitação; atendimentos jurídico e do Cras/Creas, nos quais os moradores recebem informações sobre Cadastro Único, recadastramento do NIS e orientações sobre o Bolsa Família. Na ocasião, também é disponibilizada à população emissão de carteira de trabalho e do SUS.
Para as crianças, há uma diversidade de atividades culturais, de esporte e lazer, como torneios de futebol, basquete de rua, tênis de mesa, futebol de botão, dama e xadrez programa "Brincando nos Bairros", entre outras. O público infantil presente no evento também pode participar das rodas de leitura e artes, pintura em rosto, contação de histórias, oficinas de desenho, dança, jogos e a oficina criativa "Eu posso, eu quero minha cidade limpa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário