segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PREFEITURA REALIZA "TODOS POR SÃO LUÍS" NO BAIRRO DO LIRA COM OFERTA DE MAIS DE 80 SERVIÇOS

Por: Agência São Luís
A facilidade de acesso a consultas médicas, cursos de qualificação, oficinas, emissão de documentos e atividades de esporte, lazer e culturais levou centenas de pessoas a participar do programa "Todos por São Luís" realizado no Lira neste sábado (22). A ação da Prefeitura tem levado toda semana a diferentes bairros da cidade atendimento público e serviços das diversas secretarias. Os serviços da 14ª edição do programa foram iniciados cedo. Às 5h da manhã, o carro fumacê da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já percorria ruas do bairro e adjacências, realizando nebulização espacial de combate ao mosquito da dengue.
As outras atividades começaram às 8h. Neste horário, o movimento em torno dos consultórios médicos já era grande. No local, a população teve acesso à consulta oftalmológica com encaminhamento para o tratamento de glaucoma e cirurgia de pterígio e catarata e a consultas especializadas com clínico geral, ginecologista, pediatra, dermatologista e odontologista. Ao todo, mais de 80 serviços foram ofertados durante a ação.
"Cheguei cedo para garantir meu atendimento. Aqui tudo é muito rápido. A gente consulta, faz o preventivo e vai para casa tranquilo. Gostei muito", disse a aposentada Maria Lourdes Barbosa, que foi atendida na Carreta da Mulher, uma das novidades dessa edição do programa. A participação da carreta no evento é resultado de parceria entre governo do Estado e Prefeitura. Por meio da carreta, foram ofertados exames de papanicolau e orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.
Como Maria de Lourdes, Domingas Paz também deixou os afazeres domésticos para aproveitar a facilidade e rapidez de realizar consultas. "Sempre vou à feira no sábado pela manhã, mas hoje vim me consultar. Não podemos perder a oportunidade" disse. Ela, que não mora no bairro, mas no Turu, disse que soube da ação por meio de uma amiga. "Tenho uma amiga que mora nesta área e me falou da ação ai vim aproveitar para colocar a saúde em dia", contou.

AÇÕES DIVERSIFICADAS

Os mais de 80 serviços levados pela Prefeitura para o bairro atendem a um público diversificado e de todas as idades."O Todos por São Luís é uma ação consolidada da Prefeitura. Estamos aqui há uma semana com as atividades do programa e todas com grande aceitação do público. O prefeito Edivaldo não tem medido esforços para tonar cada edição ainda melhor, com mais serviços para a população", destacou o coordenador executivo do Programa, Ariovaldo Martins.
As atividades no bairro foram iniciadas desde segunda-feira com a realização de cursos e oficinas e trabalhos de melhoria da infraestrutura como recuperação de ruas, manutenção de rede de iluminação pública, capina, roçagem, remoção de lixões e poda de árvores. As ações de capacitação, a exemplo de cursos de bombons regionais, oficinas de panificação, de comida típica, de origami, rodas de conversas sobre temas diversos e mostra de filmes, também integraram a programação ofertada à comunidade durante toda a semana.
Quem participou da ação também pôde apreciar a feira de produtos, cortar cabelo, fazer avaliação nutricional e obter informações sob o cadastro do Cras, Cadastro Único, recadastramento no NIS, Emissão de Carteira de Trabalho, orientações sociais, programa Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família, entre outros.
Ações de embelezamento atraíram muitas mulheres para a Praça São Roque. Enquanto os filhos se divertiam com os brinquedos instalados no local, com desenho e pintura livre, contagem de história e pintura facial, as mães participavam de limpeza de pele e maquiagem feitas por consultoras da Jafra e Mary Kay, parceiras do evento.
"O dinheiro está curto para gastarmos com beleza, então, quando temos a oportunidade de termos isso de graça ficamos felizes", disse Tereza Cristiana dos Santos, que fez limpeza de pele e maquiagem. Ela também se inscreveu para participar de cursos ofertados durante a ação.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Marlon Botão, acompanhou a ação no bairro. "O Todos por São Luís está dentro das políticas que o governo municipal está desenvolvendo no sentido de estar próximo e escutando a população. Além dos diversos serviços que o prefeito Edivaldo está trazendo para os bairros, ele está estabelecendo, a partir de conversas com lideranças e com a comunidade as prioridades para cada região", destacou Botão.

No caso do bairro do Lira, a ação se estenderá até a próxima semana quando serão realizados cursos sobre Técnicos de Vendas e Atendimento ao Público e Como se Preparar para Concurso Público que irão acontecer no período de 24 a 28 de agosto, no salão da Paroquial da Igreja de São Roque. As inscrições para participar do curso foram realizadas durante a ação de sábado.
Também nesse período acontecerá no bairro outra ação do "Todos por São Luís", a operação "Bota Fora", que será realizada pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Saúde (Semus). A operação tem por finalidade recolher de quintais, vias públicas e terrenos baldios materiais sem utilidade, descartados irregularmente ou guardados indevidamente, tais como pedaços de madeira e metal, móveis e eletrodomésticos fora de uso, colchões velhos, entre outros.
Esse tipo de resíduo, principalmente em período de chuvas, torna-se ambiente propício à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Assim, a campanha Bota Fora, além do combate ao descarte irregular desse tipo de resíduo (conhecido como bagulhos volumosos), visa ao controle da doença. Além do Lira a ação beneficiou moradores dos bairros da Areinha, Goiabal, Madre Deus, Belira, Macaúba, Codozinho, Recanto do Lira e Vila Bessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário