sábado, 15 de agosto de 2015

PREFEITURA INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMELITE NESTE SÁBADO(15)


 Por: Agência São Luís
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inicia neste sábado (15) a campanha de vacinação contra a poliomielite, com o Dia D, em uma grande mobilização que vai envolver toda a cidade para cumprir a meta de imunizar 70.957 pessoas.
O público-alvo da campanha são crianças entre seis meses a menores de cinco anos de idade, que devem receber a gotinha que protege contra a paralisia infantil, uma doença já erradicada no Brasil, mas que precisa da adesão da população à vacinação para evitar a reintrodução do vírus no país.
A campanha vai até o dia 31 deste mês, e a Semus vai disponibilizar à população 63 postos de vacinação fixos, distribuídos em toda São Luís, além de 80 postos de vacinação volantes, que vão funcionar no Dia D, das 8 às 17h.
No total, 854 funcionários da Semus – entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes administrativos e outros profissionais – serão mobilizados durante os dias de vacinação. Somados a estas pessoas, outros 204 voluntários darão assistência para garantir o cumprimento da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Além da imunização contra a pólio, a Semus orienta os pais ou responsáveis a atualizarem o esquema vacinal de seus filhos, pois segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, essa é uma condição indispensável para evitar o adoecimento das crianças. "Muitas doenças da infância podem ser evitadas com a vacinação; por isso, pedimos que as famílias fiquem atentas às vacinas obrigatórias e procurem os postos de saúde. O prefeito Edivaldo determinou empenho máximo no cumprimento da meta de vacinação e não mediremos esforços para que isto aconteça", disse.

SOBRE A DOENÇA

A poliomielite (pólio) é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário