terça-feira, 11 de agosto de 2015

O PROGRAMA TODOS POR SÃO LUÍS CHEGA A 12ª EDIÇÃO COM GRANDE PARTICIPAÇÃO POPULAR NO TÚNEL DO SACAVÉM

 Por: Agência São Luís
Grande presença de público marcou a 12ª edição do programa "Todos por São Luís", realizado pela Prefeitura no bairro Túnel Sacavém, neste sábado (8). O prefeito Edivaldo acompanhou a ação que leva à comunidade serviços essenciais de saúde, educação, cultura, esporte e lazer, capacitação, entre outras áreas. A comunidade recebeu o prefeito e sua equipe com muito entusiasmo e demonstrando satisfação pela oportunidade de utilizar os serviços ofertados pela Prefeitura no mutirão.
O prefeito Edivaldo, que esteve em todas as edições do programa "Todos Por São Luís", momento no qual conversa com as pessoas da comunidade e ouve seus anseios com relação à administração municipal, disse que este é um momento de grande alegria e aproximação entre a Prefeitura e os cidadãos.
"Com esta ação, trazemos para a população serviços muito importantes em diversas áreas, promovendo cidadania, dialogando com a comunidade e tornando nossa gestão ainda mais participativa", afirmou Edivaldo.
O prefeito visitou os estandes instalados na Unidade de Educação Básica Vera Macieira e imediações, acompanhando de perto a execução das atividades e comprovando o sucesso da ação. As atividades do Todos por São Luís iniciam ainda na segunda-feira com oficinas, palestras, capacitações, rodas de conversas com a comunidade beneficiada e serviços pontuais de infraestrutura, culminando com o "Dia D", no sábado.
A primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa, informou que, como forma de democratizar as ações ofertadas, também são realizadas mesas de diálogos com a comunidade para ouvir as lideranças da região que receberá o mutirão para que, dessa forma, possam encaminhar e planejar os serviços oferecidos de acordo com as sugestões e anseios demandados pela população beneficiada pela ação.
"Exatamente devido à diversidade de solicitações, é que a cada edição do programa aumentamos ainda mais o leque de serviços ofertados, realizando parcerias institucionais importantes, nas quais cada um contribui com sua expertise", afirmou Camila Holanda.
Entre os serviços ofertados no "Todos por São Luís" do Túnel do Sacavém, as consultas médicas em diversas áreas como clínica médica, pediatria, dermatologia e ginecologia foram as mais demandadas. Ainda na área da saúde, a população pôde realizar testes rápidos de glicemia, hepatite e Aids, além de aferição da pressão arterial.
Já a criançada fez a festa nos estandes de brincadeiras infantis, artes e leitura, além dos espaços destinados à recreação e esporte, onde receberam a presença do prefeito para dar o pontapé inicial das partidas. Também foram realizadas exposições e venda de artesanatos, além de ações na área de segurança alimentar, turismo, meio ambiente, cultura, transporte, entre outras. 
A dona de casa Tânia Lúcia Penha, 44 anos, chegou cedo ao local em busca de consultas médicas para a família inteira. "Já consegui consulta para meus filhos no pediatra, vacinei todos eles e agora é a minha vez de consultar", disse ela. Já a estudante Ana Julie, 12 anos, aproveitou para cortar os cabelos no estande de embelezamento. "Amei o corte, fiquei muito satisfeita com o atendimento", disse.
Acompanharam o prefeito na visita aos estandes os vereadores Pedro Lucas, Bárbara Soeiro, Josué Pinheiro, Estevão Aragão, Professor Lisboa, Armando Costa e Anderson Martins, além dos secretários municipais Lula Fylho (Governo), Geraldo Castro (Educação), Batista Matos (Comunicação), Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Júlio França (Desportos e Lazer), Ana Paula Moura Rodrigues (Articulação Institucional). 

DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

A exemplo do que vem acontecendo toda semana, na noite de sexta-feira (7), o prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e de seu secretariado; participou da "Mesa de Diálogo do Prefeito com Comunidade", com lideranças comunitárias e moradores do Túnel do Sacavém, Quinta do Machado, Outeiro da Cruz e Jordoa. A mesa integra a programação do programa "Todos por São Luís" e é mais uma espaço onde a comunidade pode falar com o prefeito das necessidades mais urgentes para região.
"Esta é mais uma etapa do programa Todos por São Luís em que conversamos com a comunidade na noite que antecede a ação no bairro. Aqui estamos com os secretários ouvindo as demandas e dando os encaminhamentos dos problemas que são levantados neste dia", disse o prefeito, que deu uma boa noticia aos presentes ao anunciar que a Prefeitura dará início as obras de drenagem e pavimentação da Estrada da Vitória, que também é conhecida como Estrada de Ferro.
A reunião aconteceu na União dos Moradores do Túnel do Sacavém e reuniu centenas de pessoas. José Domingos foi um dos moradores da localidade que saiu de casa para ouvir o prefeito. Acompanhado da filha de 4 anos ele participou da reunião e ouviu com atenção o pronunciamento de Edivaldo. "Este é um momento que toda a comunidade tem que valorizar. Aqui temos voz e devemos utilizar esse espaço para dizer o que queremos", falou.
Lideranças comunitárias com o senhor Ribamar Silva, da Jordoa, João Batista Moraes da Quinta do Machado, Alceli Maina Duarte, do Barreto e Marlon Brando, do Túnel do Sacavém foram unânimes em dizer que a disposição do prefeito de ir às comunidades ouvir suas demandas é uma atitude de poucos gestores públicos. "Estamos vendo que este é um prefeito que quer ajudar o povo, que se preocupa com a população mais carente", disse o João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário