quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ONU FAZ REUNIÃO A PORTAS FECHADAS COM ONG BRASILEIRA SOBRE PEDRINHAS

Por: G1 MA
Os atos violentos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas motivaram a visita da Comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Maranhão que aconteceu nesta terça-feira (11). A reunião com o relator especial da ONU sobre tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes, Juan Méndez, foi sigilosa e teve a participação de uma ONG brasileira, além da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.
Em 2014, a ONU pediu que o Brasil apurasse os episódios de violação aos diretos humanos no Complexo de Pedrinhas. Na época, um documento foi enviado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ONU chegou a afirmar que se sentiu ‘perturbada’ com o relatório que apontou que, em 2013, 59 presos foram mortos dentro de Pedrinhas depois de várias rebeliões.
A comissão ainda vai visitar outros estados do país. Tudo que for constatado vai ser apresentado em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (14), em Brasília.
“Fazia 15 anos que a ONU não vinha ao Brasil fazer a sua visita periódica. Veio este ano e está visitando vários estados da federação, entre eles o Maranhão, devido aos casos de denúncias graves de torturas principalmente no sistema prisional”, disse Joisiane Gamba, representante da Sociedade Maranhese de Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário